1ª Fase - UNESPEnergia
0

Unesp 2012 – 1ª Fase – Q. 76

Uma pessoa, com 80 kg de massa, gasta para realizar determinada atividade física a mesma quantidade de energia que gastaria se subisse diversos degraus de uma escada, equivalente a uma distância de 450 m na vertical, com velocidade constante, num local onde g = 10 m/s². A tabela a seguir mostra a quantidade de energia, em joules, contida em porções de massas iguais de alguns alimentos.




Considerando que o rendimento mecânico do corpo humano seja da ordem de 25%, ou seja, que um quarto da energia química ingerida na forma de alimentos seja utilizada para realizar um trabalho mecânico externo por meio da contração e expansão de músculos, para repor exatamente a quantidade de energia gasta por essa pessoa em sua atividade física, ela deverá ingerir 4 porções de

(A) castanha de caju.
(B) batata frita.
(C) chocolate.
(D) pizza de mussarela.
(E) espaguete.

Confira outras questões dessa prova!
Confira nossa lista de Exercícios de Energia



Solução:

Primeiro precisamos calcular a quantidade de energia gasta para subir. Essa quantidade é a energia potencial gravitacional a 450 m.

$$E_{p} = m\cdot g\cdot h \longrightarrow E_{p} = 80\cdot 10\cdot 450 \longrightarrow E_{p} = 360.000\, J = 360\, kJ$$

Essa quantidade equivale a 25%, ou seja, um quarto da quantidade ingerida. Portanto ele deve consumir 4 porções de espaguete.

Resposta: letra E.

Tags:

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu