1ª Fase - UNESPEletromagnetismo
0

Unesp 2012 – 1ª Fase – Q. 82

O freio eletromagnético é um dispositivo no qual interações eletromagnéticas provocam uma redução de velocidade num corpo em movimento, sem a necessidade da atuação de forças de atrito. A experiência descrita a seguir ilustra o funcionamento de um freio eletromagnético. Na figura 1, um ímã cilíndrico desce em movimento acelerado por dentro de um tubo cilíndrico de acrílico, vertical, sujeito apenas à ação da força peso. Na figura 2, o mesmo ímã desce em movimento uniforme por dentro de um tubo cilíndrico, vertical, de cobre, sujeito à ação da força peso e da força magnética, vertical e para cima, que surge devido à corrente elétrica induzida que circula pelo tubo de cobre, causada pelo movimento do ímã por dentro dele. Nas duas situações, podem ser desconsiderados o atrito entre o ímã e os tubos, e a resistência do ar.




Considerando a polaridade do ímã, as linhas de indução magnética criadas por ele e o sentido da corrente elétrica induzida no tubo condutor de cobre abaixo do ímã, quando este desce por dentro do tubo, a alternativa que mostra uma situação coerente com o aparecimento de uma força magnética vertical para cima no ímã é a indicada pela letra








Confira outras questões dessa prova!



Solução:

Primeiro precisamos observar que o campo magnético sai do polo norte e entra no polo sul.

A segunda etapa é lembrar da lei de Lenz, em que o sentido da corrente induzida é tal que o campo magnético por ela gerado contrapõe o campo magnético que a induziu. Logo, pela regra da mão direita, temos a corrente no sentido horário.

Resposta: letra A.

Tags: , ,

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu