Indução eletrostática é o fenômeno no qual pode-se provocar a separação de cargas em um corpo neutro pela aproximação de um outro já eletrizado. O condutor que está eletrizado é chamado indutor e o condutor no qual a separação de cargas ocorreu é chamado induzido. A figura mostra uma esfera condutora indutora positivamente eletrizada induzindo a separação de cargas em um condutor inicialmente neutro.
Analisando a figura e sobre o processo de eletrização por indução, são feitas as seguintes afirmações:
I. Para eletrizar o corpo neutro por indução, deve-se aproximar o indutor, conectar o induzido à terra, afastar o indutor e, finalmente, cortar o fio terra.
II. Para eletrizar o corpo neutro por indução, deve-se aproximar o indutor, conectar o induzido à terra, cortar o fio terra e, finalmente, afastar o indutor.
III. Na situação da figura, a conexão do induzido à terra, com o indutor nas suas proximidades, faz com que prótons do induzido escoem para a terra, por repulsão.
IV. No final do processo de eletrização por indução, o corpo inicialmente neutro e que sofreu indução, adquire carga de sinal negativo.
Está correto, apenas, o contido em
(A) II.
(B) I e III.
(C) I e IV.
(D) II e IV.
(E) II, III e IV.
Solução:
Vamos analisar cada uma das afirmações:
I. Errado. Se cortarmos o fio terra depois de afastar o indutor, o corpo continuará neutro, pois as cargas que estavam “faltando” no corpo irão ser retiradas da terra e repostas no corpo.
II. Certo. Primeiro temos que cortar o fio terra, depois afastar o indutor, assim não haverá reposição das cargas perdidas e o corpo ficará eletrizado.
III. Errado. O indutor atrai para si as cargas negativas, sobrando cargas positivas no corpo. Estas serão atraídas por cargas negativas na terra e serão retiradas do corpo. Não há repulsão no processo.
IV. Certo. Como o indutor atraiu as cargas negativas e as positivas foram aterradas, ao final do processo haverá sobra de cargas negativas no corpo.
Resposta: letra D.
0 comentários