1ª Fase - UNESPEletrostática
0

UNESP 2015 (1ª Fase) – Q. 82 (Física)

Modelos elétricos são frequentemente utilizados para explicar a transmissão de informações em diversos sistemas do corpo humano. O sistema nervoso, por exemplo, é composto por neurônios (figura 1), células delimitadas por uma fina membrana lipoproteica que separa o meio intracelular do meio extracelular. A parte interna da membrana é negativamente carregada e a parte externa possui carga positiva (figura 2), de maneira análoga ao que ocorre nas placas de um capacitor.




A figura 3 representa um fragmento ampliado dessa membrana, de espessura d, que está sob ação de um campo elétrico uniforme, representado na figura por suas linhas de força paralelas entre si e orientadas para cima. A diferença de potencial entre o meio intracelular e o extracelular é V. Considerando a carga elétrica elementar como e, o íon de potássio $$K^{+}$$, indicado na figura 3, sob ação desse campo elétrico, ficaria sujeito a uma força elétrica cujo módulo pode ser escrito por

A) $$e\cdot V\cdot d$$
B) $$\frac{e\cdot d}{V}$$
C) $$\frac{V\cdot d}{e}$$
D) $$\frac{e}{V\cdot d}$$
E) $$\frac{e\cdot V}{d}$$



Solução:

A força elétrica em função do campo é $$F_{e} = q\cdot E$$. Mas o campo elétrico pode ser escrito como $$E = \frac{V}{d}$$. Sendo $$q = e$$, temos \[F_{e} = \frac{e\cdot V}{d}\] Resposta: letra E.

Tags: , , , ,

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu