UNESP 2016 (1ª Fase) – Q. 78 (Física)

3 min


0

Algumas embalagens trazem, impressas em sua superfície externa, informações sobre a quantidade máxima de caixas iguais a ela que podem ser empilhadas, sem que haja risco de danificar a embalagem ou os produtos contidos na primeira caixa da pilha, de baixo para cima. Considere a situação em que três caixas iguais estejam empilhadas dentro de um elevador e que, em cada uma delas, esteja impressa uma imagem que indica que, no máximo, seis caixas iguais a ela podem ser empilhadas.

Suponha que esse elevador esteja parado no andar térreo de um edifício e que passe a descrever um movimento uniformemente acelerado para cima. Adotando $$g = 10 m/s^{2}$$, é correto afirmar que a maior aceleração vertical que esse elevador pode experimentar, de modo que a caixa em contato com o piso receba desse, no máximo, a mesma força que receberia se o elevador estivesse parado e, na pilha, houvesse seis caixas, é igual a

(A) $$4 m/s^{2}$$.
(B) $$8 m/s^{2}$$.
(C) $$10 m/s^{2}$$.
(D) $$6 m/s^{2}$$.
(E) $$2 m/s^{2}$$.

Confira nossa lista de Exercícios de Força Peso

Solução:

Com o elevador parado e seis caixas empilhadas, a força normal será igual à força peso: \[N = 6\cdot m\cdot g \longrightarrow N = 6\cdot m\cdot 10 \longrightarrow N = 60\cdot m\] Com o elevador andando teremos $$N’ – P = m\cdot a$$. Porém o enunciado pede que N’ = N. Logo \[60\cdot m – 3\cdot m\cdot 10 = 3\cdot m\cdot a \longrightarrow a = 10\, m/s\] Resposta: letra C.


Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

0

O que achou desse exercício?

difícil difícil
0
difícil
#fail #fail
0
#fail
geeky geeky
0
geeky
ncurti ncurti
0
ncurti
amei! amei!
0
amei!
omg omg
0
omg
medo! medo!
0
medo!
lol lol
0
lol

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *