EtecFísicaQuímica
0

Resolução – Vestibulinho Etec – 2019 [2º semestre] – Ciências da Natureza (parte 3)

Questões Anteriores A mineração, apesar de ser considerada uma atividade econômica bastante importante, traz alguns problemas. A maior parte deles é no campo ambiental, como o rompimento das barragens de rejeitos da produção de minério de ferro de Mariana e de Brumadinho, em Minas Gerais. Os danos causados pelo rompimento das barragens transcenderam a ordem material com a perda de vidas, de padrões de organização social, de identidade coletiva, de vínculos de vizinhança e comunitários, além da perda de práticas culturais diversas, que configuram os modos de vida e que foram extintas. Além disso, há problemas sociais causados pelo desemprego devido ao esgotamento das jazidas minerais e ao abandono destas pelas empresas mineradoras, gerando problemas de conservação do espaço geográfico.

Questão 13

O minério exportado pelo Brasil, em maior quantidade, é extraído, principalmente, em Minas Gerais e Pará. Esse minério vem da mineração de (A) cromita, para obtenção de $$FeO\cdot Cr_{2} O_{3}$$ e posterior produção de cromo. (B) hematita, para a obtenção de $$Fe_{2} O_{3}$$ e posterior produção de ferro. (C) galena, para a obtenção de $$PbS$$ e posterior produção de chumbo. (D) cassiterita, para obtenção de $$SnO_{2}$$ e posterior produção de estanho. (E) calcopirita, para a obtenção de $$CuFeS_{2}$$ e posterior produção de cobre.

Solução:
O texto fala sobre a mineração de ferro, portanto é a hematita. Resposta: letra B.

Questão 14

Devido ao seu posicionamento no globo terrestre, a Mata Atlântica brasileira tem o bioma típico de áreas tropicais. Analise a imagem do planeta Terra.


Considerando as estações do ano no momento representado pela imagem, na Mata Atlântica brasileira é ______I______ , e no Hemisfério Norte é ______II _____ . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase.




Solução:
https://www.youtube.com/watch?v=3aqGaxYSDRo&t=501s

Próximas Questões

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu