Etec Física Química

Resolução – Vestibulinho Etec – 2020 – Ciências da Natureza (parte 2)

Questões Anteriores


Leia o texto para responder às questões 11 e 12

John Goodenough, Stanley Whittingham e Akira Yoshino são os vencedores do Prêmio Nobel 2019 de Química pelo desenvolvimento de baterias de íons de lítio. Atualmente, celulares, notebooks e carros elétricos saem de fábrica com esse tipo de bateria.

Com essa descoberta, é possível armazenar uma grande quantidade de energia em baterias pequenas e leves. Se fôssemos utilizar outros tipos de bateria, como por exemplo, bateria de hidreto de níquel ou bateria de níquel cádmio, para armazenarmos a mesma quantidade de energia, teríamos baterias com o tamanho e massa duas ou até mesmo três vezes maiores que as baterias de íons de lítio. Outra vantagem desse tipo de bateria é o fato de não possuírem o efeito memória, conhecido popularmente como o vício da bateria. Devido a essa característica que facilita a vida do usuário, ela não requer tanta atenção nos processos de carga e descarga.

Contudo, com todos os avanços, as baterias continuam extremamente sensíveis à temperatura. Quando expostas ao calor, podem perder parte de sua capacidade total e se decompor mais rápido que o normal.

Questão 11

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) os carros elétricos, fabricados atualmente, usam baterias do tipo níquel cádmio.

(B) as baterias de íons de lítio são maiores e mais pesadas que as baterias de hidreto de níquel.

(C) as baterias de lítio apresentam efeito memória e, por isso devemos recarregá-las por completo.

(D) aparelhos eletrônicos, fabricados atualmente, usam baterias menores e mais leves as quais não requerem tanta preocupação com sua carga e descarga.

(E) as baterias atuais podem ficar expostas a altas temperaturas sem perderem sua capacidade de recarga e nem sofrerem decomposição.

Solução:


Questão 12

Os íons de lítio, usados em baterias, são provenientes de compostos iônicos. Um exemplo de composto iônico é o sal cloreto de sódio, no qual átomos de sódio se ligam a átomos de cloro por meio de ligação iônica, na razão de 1:1, como todos os cloretos de metais alcalinos. Sabendo que o lítio também é um metal alcalino, podemos afirmar que os átomos de lítio se ligam a átomos de cloro formando o composto cloreto de lítio, representado, corretamente, por

(A) $$Li_{2} Cl$$

(B) $$Li_{2} Cl_{2}$$

(C) $$Cl Li_{2}$$

(D) $$Cl_{2} Li_{2}$$

(E) $$Li Cl$$

Solução:


Próximas Questões