Etec
0

ETEC: Curso Técnico em Açúcar e Álcool

Açúcar e Álcool

O aluno vai utilizar a matemática para compreender a quantidade de matéria utilizada durante uma produção. A biologia e a química também são importantes para entender o processo fermentativo e ajudar na produção de álcool. No conteúdo do curso, será possível entender como funciona a transformação de açúcares em álcool.

O técnico em Açúcar e Álcool é o profissional que atua no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos. Efetua análises físico-químicas e microbiológicas em amostras de matérias-primas e produtos intermediários nas etapas dos processos de industrialização da cana-de-açúcar, faz controle de qualidade dos processos, aplica normas internacionais e nacionais, respeita os padrões de higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental. Compõe equipe multidisciplinar nas fases de colheita, transporte, moagem, industrialização e distribuição dos produtos e subprodutos e de programas e procedimentos de segurança e análise de riscos.

O profissional realiza a análise de matéria-prima na extração do caldo de cana e na centrifugação do açúcar. O profissional realiza o controle de qualidade. Pode atuar na área de cultivo da matéria-prima e com a tecnologia de subprodutos que sobram da produção do açúcar e do álcool.

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Mercado de trabalho

Usina de açúcar e álcool, área agrícola, indústrias direcionadas ao processo de produção de cachaça ou açúcar mascavo, todas as empresas da área química, vendas e assistência técnica.

Oferecimento do Curso

O oferecimento pode variar em cada processo seletivo. Confira o mapa com os principais polos de ensino.




Texto informado pelo site do ETEC e Centro Paula Souza

Você pode se interessar também por…

Menu