Etec
0

ETEC: Curso Técnico em Alimentos

Alimentos

O Técnico em Alimentos é o profissional que atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, na coordenação e controle de atividades do setor. Promove a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a compra e a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos. Auxilia na implantação de sistema de garantia de qualidade e segurança em organizações da área de alimentos. Realiza trabalho em equipe, assumindo papéis de liderança e tomada de decisões. Busca atualização e ampliação dos seus conhecimentos em linguagens, capacidade de comunicação oral e escrita. Articula com iniciativa e capacidade de adaptação a novos ambientes e situações. Exerce atitude profissional, postura ética, com visão na sustentabilidade e responsabilidade social.

O aluno utilizará química, para aprender sobre conservação e as reações que ocorrem no alimento, e português, para interpretar as leis da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O curso inclui conteúdos que vão desde a produção e avaliação do produto, até a logística para chegar à casa do consumidor.

Curso Integrado ao Ensino Médio

Nesta modalidade de ensino, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Alimentos, numa jornada de até 40 aulas semanais (até 8 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Alimentos, com validade nacional.

Eixo Tecnológico: Produção alimentícia.

Mercado de trabalho

Indústrias de alimentos, bebidas e unidades agroindustriais; entrepostos de armazenamento, beneficiamento e distribuição; laboratórios, instituições de ensino, pesquisa e consultoria; órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor; indústria de insumos para processos e produtos; indústrias de ração animal, estações de tratamento de água e resíduos, restaurantes comerciais, padarias, rotisseria, delicatessen, cozinhas industriais, experimentais, hoteleiras e hospitalares; empresas do ramo alimentício e de bebidas em áreas como processamento e análise físico-química, sensorial, microbiológica e no desenvolvimento de novos produtos.

Oferecimento do Curso

O oferecimento pode variar em cada processo seletivo. Confira o mapa com os principais polos de ensino.




Texto informado pelo site do ETEC e Centro Paula Souza

Você pode se interessar também por…

Menu