FatecQuímica
0

FATEC – Vestibular 2018 [2º Semestre] – Química (parte 2)

Questões Anteriores


Leia o texto e a tabela para responder às questões de números 22 a 24. Barcarena, no nordeste do Pará, é uma cidade da Amazônia marcada por desastres ambientais. Há semanas, depois de fortes chuvas, houve um vazamento de rejeitos em uma das empresas do polo industrial, o que contaminou rios da região. No município de Barcarena já houve outros registros de crimes ambientais de contaminação. Em 2004, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma pesquisa que concluiu que a água consumida pela população, em 26 localidades, estava contaminada por íons de metais pesados tais como $$Pb^{2+}$$, $$Cd^{2+}$$ e $$Hg^{2+}$$, descartados pelas indústrias. Amostras de água de Vila Nova, Burajuba e do Distrito Industrial apresentaram concentração de chumbo 12 vezes maior que o máximo permitido por uma resolução de 2011 do Ministério da Saúde.

<https://tinyurl.com/ydhahee2> Acesso em: 06.03.2018. Adaptado.

 


Questão 22

Entre os elementos citados, o único pertencente ao grupo dos metais alcalino-terrosos é o (A) arsênio. (B) bário. (C) cádmio. (D) chumbo. (E) mercúrio.

Solução:
Os metais alcalinos terrosos são os pertencentes à família 2A da tabela periódica. O único elemento citado que pertence a essa família é o bário. Resposta: letra B.

Questão 23

Os íons cádmio, $$^{112} _{48} Cd^{2+}$$, presentes na água contaminada apresentam (A) 46 prótons e 63 nêutrons. (B) 46 prótons e 64 nêutrons. (C) 48 prótons e 67 nêutrons. (D) 48 prótons e 48 elétrons. (E) 48 prótons e 46 elétrons.

Solução:




Questão 24

No atendimento a um morador de Vila Nova, o médico calculou a quantidade de chumbo ingerida pelo paciente que havia bebido 500 mL da água contaminada na cidade. Assinale a alternativa que apresenta a massa total de chumbo ingerida pelo paciente, em miligramas. (A) $$1\cdot 10^{-3}$$ (B) $$5\cdot 10^{-3}$$ (C) $$3\cdot 10^{-2}$$ (D) $$6\cdot 10^{-2}$$ (E) $$9\cdot 10^{-2}$$

Solução:



 

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também