EnergiaPUC - Campinas
0

PUC – Campinas 2022 (Direito) – Q. 34

Crise Hídrica

A seca pela qual o Brasil passa nas últimas semanas vai continuar apertando o bolso do consumidor. […] Em novo balanço atualizado no domingo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou números críticos dos níveis de armazenamento de água dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas em Minas Gerais. Entre as oito maiores usinas, todas operando com volume inferior a 50% da capacidade de armazenamento de água que faz girar as turbinas, três trabalham com acumulação em barragens abaixo de 20%: Emborcação e Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, com 11,72% e 11,95%, respectivamente; e Furnas, 17,47%. O lago de Três Marias tem a situação menos grave, com 49,51%, de acordo com novo levantamento feito pelo ONS.
Os dados foram atualizados em dia no qual era esperado, mas não foi anunciado, novo aumento do sistema tarifário aplicado às contas de energia pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em agosto vigorou bandeira tarifária vermelha, de patamar 2, ao custo de R$ 9,49 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

(Disponível em: www.em.com.br)

O tipo de energia associada à água, enquanto está armazenada nos reservatórios das usinas hidrelétricas e em repouso, e que é utilizada para a geração de energia elétrica é energia

(A) potencial gravitacional.
(B) potencial elástica.
(C) cinética.
(D) eletromagnética.
(E) química.

Confira outras questões dessa prova



Solução:

Enquanto a água está parada nos reservatórios, possui energia potencial gravitacional. Essa energia será utilizada em quedas d’água para movimentar pás que transformarão a energia potencial gravitacional em energia cinética e, posteriormente, em energia elétrica.

Resposta: letra A.

Tags: , , ,

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu