Exame de QualificaçãoForças
0

UERJ 2018 – 1º Exame de Qualificação – Q. 42

Em um experimento, os blocos I e II, de massas iguais a 10 kg e a 6 kg, respectivamente, estão interligados por um fio ideal. Em um primeiro momento, uma força de intensidade F igual a 64 N é aplicada no bloco I, gerando no fio uma tração $$T_{A}$$. Em seguida, uma força de mesma intensidade F é aplicada no bloco II, produzindo a tração $$T_{B}$$. Observe os esquemas:




Desconsiderando os atritos entre os blocos e a superfície S, a razão entre as trações $$\frac{T_{A}}{T_{B}}$$ corresponde a:

(A) $$\frac{9}{10}$$
(B) $$\frac{4}{7}$$
(C) $$\frac{3}{5}$$
(D) $$\frac{8}{13}$$



Solução:

Quando observamos as duas situações, considerando o sistema como um todo, As trações em ambas as situações se cancelam e temos que a aceleração do conjunto depende somente da força F aplicada. Logo, podemos dizer que a aceleração de ambas as situações tem o mesmo valor.
Na situação 1, observando apenas o bloco II, podemos dizer que \[F = m\cdot a \longrightarrow T_{A} = 6\cdot a\] Na situação 2, observando apenas o bloco I, podemos dizer que \[F = m\cdot a \longrightarrow T_{B} = 10\cdot a\] Então temos \[\frac{T_{A}}{T_{B}} = \frac{6\cdot a}{10\cdot a} \longrightarrow \frac{T_{A}}{T_{B}} = \frac{3}{5}\] Resposta: letra C.

Tags: , , , ,

Você pode se interessar também por…

Menu