1ª Fase - UNESPEletromagnetismo
0

UNESP 2013 (1ª Fase – Meio do Ano) – Q. 82 (Física)

A bússola interior
A comunidade científica, hoje, admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos. No caso das trutas arco-íris, por exemplo, as células sensoriais que cobrem a abertura nasal desses peixes apresentam feixes de magnetita que, por sua vez, respondem a mudanças na direção do campo magnético da Terra em relação à cabeça do peixe, abrindo canais nas membranas celulares e permitindo, assim, a passagem de íons; esses íons, a seu turno, induzem os neurônios a enviarem mensagens ao cérebro para qual lado o peixe deve nadar. As figuras demonstram esse processo nas trutas arco-íris:

Unesp2013

Na situação da figura 2, para que os feixes de magnetita voltem a se orientar como representado na figura 1, seria necessário submeter as trutas arco-íris a um outro campo magnético, simultâneo ao da Terra, melhor representado pelo vetor

Unesp2013
Unesp2013
Unesp2013
Unesp2013
Unesp2013



Solução:

Para que o feixe de magnetita volte ao estado da figura 2, é necessário um vetor de campo magnético que, somado ao vetor existente, resulte no vetor da figura 1. Esse vetor deve ter a parte vertical para cima e a parte horizontal para a esquerda, afim de anular a parte da direita do vetor existente.

Resposta: letra E.

Tags: 2013, Campo Magnético, Meio do ano, UNESP

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também