UNESP 2017 – 1ª Fase – Q. 77 (Física)

3 min


0

Em um edifício em construção, João lança para José um objeto amarrado a uma corda inextensível e de massa desprezível, presa no ponto O da parede. O objeto é lançado perpendicularmente à parede e percorre, suspenso no ar, um arco de circunferência de diâmetro igual a 15 m, contido em um plano horizontal e em movimento uniforme, conforme a figura. O ponto O está sobre a mesma reta vertical que passa pelo ponto C, ponto médio do segmento que une João a José. O ângulo θ, formado entre a corda e o segmento de reta OC, é constante.

Considerando sen θ = 0,6, cos θ = 0,8, g=10m/s2 e desprezando a resistência do ar, a velocidade angular do objeto, em seu movimento de João a José, é igual a

(A) 1,0 rad/s.
(B) 1,5 rad/s.
(C) 2,5 rad/s.
(D) 2,0 rad/s.
(E) 3,0 rad/s.

Confira nossa lista de Exercícios de Movimento Circular Uniforme
Confira nossa lista de Exercícios de Força de Tração

Solução:

Como o diâmetro é 15 m, o raio será 7,5 m. Sabemos que ac=ω2R. Então precisamos descobrir o valor de Tx e utilizarmos a equação de Newton para forças. Ty=PTcosθ=mgT=mgcosθ Tx=macTsenθ=macmgcosθsenθ=mω2Rω=gsenθRcosθ Agora podemos substituir os valores: R=7,5m; g=10m/s2; senθ=0,6; cosθ=0,8. ω=100,67,50,8ω=1rad/s Resposta: letra A.


Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

0

O que achou desse exercício?

difícil difícil
0
difícil
#fail #fail
0
#fail
geeky geeky
0
geeky
ncurti ncurti
0
ncurti
amei! amei!
0
amei!
omg omg
0
omg
medo! medo!
1
medo!
lol lol
0
lol

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *