Confira os prazos e o processo de seleção pelo SISU

Candidatos que prestaram o ENEM 2016 e pretendem cursar alguma universidade federal no início de 2017, devem realizar a inscrição para a concorrência de vagas, no período de 24 a 27 de janeiro de 2017. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é responsável pela distribuição das vagas nas universidades federais do país, além de oferecer vagas em algumas universidades estaduais e particulares. As inscrições devem ser feitas neste link (CLIQUE AQUI).

Inscrições

Pelo sistema informatizado, os candidatos escolhem duas opções pelas quais participarão da concorrência por vagas com a nota obtida no ENEM. No ato da inscrição, é necessário definir se a concorrência será de forma ampla ou o candidato participará de programas de ação afirmativa (Lei das Cotas ou programas próprios das instituições de ensino).

A seleção automatizada pelo sistema indicará os nomes dos candidatos que conquistarem as vagas, por ordem de aproveitamento da nota final, que considera as notas obtidas no ENEM, os pesos das áreas de conhecimento e bônus por ações afirmativas.

Os candidatos que obtiverem vaga na primeira opção, devem ficar atentos aos prazos estabelecidos para a efetivação da matrícula na instituição requerida. Vencido o prazo, o candidato não terá direito de recuperar sua posição na lista de aprovados. 

Aqueles que obtiveram a vaga em segunda opção, podem permanecer na lista de espera para o curso selecionado em primeira opção. Em caso de obtenção da vaga em primeira opção e sua posterior matrícula, tendo ou não feito a matrícula do curso em segunda opção, o candidato será automaticamente colocado no curso da primeira opção.

Lista de Espera

Após a lista de aprovados, o SISU atualizará listas de espera para as vagas não preenchidas dos cursos. Os candidatos deverão manifestar interesse em participar da lista, de acordo com o prazo estabelecido pelo MEC. A concorrência é permitida apenas no curso selecionado como primeira opção.

Instituições Participantes

Com exceção dos institutos militares de ensino (ITA, IME, etc), as universidades e institutos federais oferecem vagas no ensino superior pelo SISU. Além destas, algumas universidades estaduais oferecem vagas de modo parcial ou total.

A Universidade de São Paulo (USP) facultou às unidades de ensino (faculdades e institutos) a disponibilização de vagas pelo SISU. Nem todas as unidades oferecem vagas através da nota do ENEM. O restante das vagas é distribuído pela ordem classificatória no vestibular da FUVEST. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Verifique os cursos, vagas e instituições participantes (CLIQUE AQUI) .

Loja iPlace

Comentários

plenussapientia