Física Uerj

Resolução – UERJ 2019 – 2° Exame de Qualificação – Física

Questão

Na ilustração, estão representados os pontos I, II, III e IV em um campo elétrico uniforme.

Uma partícula de massa desprezível e carga positiva adquire a maior energia potencial elétrica possível se for colocada no ponto:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV

Solução:

Energia potencial elétrica é $$E = K\frac{Qq}{d}$$. Portanto, quanto menor a distância entre a carga que gera o campo e a carga que entra no campo, maior a energia potencial. Logo, o ponto I é o de maior energia potencial.

Resposta: letra A.


Questão

Observe no gráfico a curva representativa do movimento de um veículo ao longo do tempo, traçada a partir das posições registradas durante seu deslocamento.

O valor estimado da velocidade média do veículo, em m/s, corresponde a:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4

Solução:


Questão

Um carro de automobilismo se desloca com velocidade de módulo constante por uma pista de corrida plana. A figura abaixo representa a pista vista de cima, destacando quatro trechos: AB, BC, CD e DE.

A força resultante que atua sobre o carro é maior que zero nos seguintes trechos:
(A) AB e BC
(B) BC e DE
(C) DE e CD
(D) CD e AB

Solução:

Os trechos AB e CD são retilíneos e planos. Como o carro desenvolve velocidade constante, sua aceleração é zero e, portanto, a força resultante que age sobre o carro também é zero. No caso dos trechos BC e DE, existe a força centrípeta apontando para o centro da curvas, já que ambos os trechos são curvos. Dessa forma temos uma aceleração centrípeta e uma força resultante maior que zero agindo sobre o carro.

Resposta: letra B.


 

Sobre o autor

Guimarães