Exame de Qualificação Física Química Uerj

Resolução – UERJ 2020 – 1° Exame de Qualificação – Ciências da Natureza (parte 1)

As duas cadeias carbônicas que formam a molécula de DNA são unidas por meio de ligações de hidrogênio entre bases nitrogenadas. Há quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.

Nas estruturas a seguir, estão representadas, em pontilhado, as ligações de hidrogênio existentes nos pareamentos entre as bases timina e adenina, e citosina e guanina, na formação da molécula de DNA.

Questão 36

Para romper uma ligação de hidrogênio de 1 mol de DNA, é necessário um valor médio de energia E = 30 kJ. Desprezando as forças dissipativas, e considerando g = 10 m/s², esse valor de E é capaz de elevar um corpo de massa m = 120 kg a uma altura h. O valor de h, em metros, corresponde a:
(A) 25
(B) 35
(C) 45
(D) 55

Solução:


Questão 37

A desnaturação do DNA é o processo no qual as duas cadeias da molécula se separam devido à quebra das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Considere um estudo que comparou a desnaturação de quatro fragmentos de DNA − W, X, Y, Z − todos com a mesma
quantidade total de bases nitrogenadas. Observe, na tabela, o percentual de timina presente em cada um:

Para os quatro fragmentos, a desnaturação foi realizada mediante aquecimento, sem alteração de pH e com mesma temperatura inicial.
No processo de aquecimento, a maior quantidade de energia foi consumida na desnaturação do seguinte fragmento:
(A) W
(B) X
(C) Y
(D) Z

Solução:


Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

Clique aqui para enviar um comentário