Resolução – Vestibulinho ETEC – 2017 – Ciências da Natureza (continuação 2)

Questão 25

Investir em saneamento básico é investir em saúde. O esgoto encanado é importante para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), porque a ausência de tratamento de esgoto possibilita a contaminação da água, do solo e de alimentos com diversos organismos causadores de doenças.
Entre essas doenças, pode-se citar corretamente,
(A) a gripe, a hepatite C e a AIDS.
(B) diarreias, o cólera e verminoses.
(C) a leptospirose, a dengue e a varíola.
(D) verminoses, a gripe e a elefantíase.
(E) a febre amarela, a dengue e a AIDS.

Solução:

Segundo o texto, doenças causadas por contaminação são diarreias, o cólera e verminoses.

Resposta: letra B.

Questão 30

A quantidade de água doce disponível para o nosso uso é muito pequena, perto de 3% do volume total de água existente. Os outros 97% são constituídos por água salgada. Desses 3% de água doce, cerca de 1% está acessível para a população de todo o planeta e o restante está na forma de gelo. Contudo, boa parte da água acessível encontra-se poluída e deve ser tratada para o consumo humano.
As etapas envolvidas nas estações de tratamento da água das grandes metrópoles são
(A) filtração e cloração, somente.
(B) decantação e filtração, somente.
(C) floculação e decantação, somente.
(D) sublimação, decantação e filtração.
(E) floculação, decantação, filtração e cloração.

Solução:

As etapas utilizadas nas estações de tratamento são floculação, decantação, filtração e cloração.

Resposta: letra E.

Questão 34

A produção de vacinas exige conhecimento técnico e controle de qualidade. Nessa produção, duas fases principais são importantes: a fase biológica, que identifica e faz as culturas dos micro-organismos causadores da doença, que serão, posteriormente, atenuados ou inativados; e a fase farmacêutica, que consiste na obtenção final do produto.
Assim, considerando uma vacina contra a dengue, para que sua eficiência seja constatada, ela deverá
(A) aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue dos organismos contaminados, para facilitar o processo de defesa contra os micro-organismos causadores da doença.
(B) ser amplamente aplicada em mamíferos roedores, pois esses são os principais agentes transmissores dos micro-organismos causadores da dengue nos seres humanos.
(C) modificar o material genético dos seres humanos doentes, a fim de induzir a produção de proteínas de defesa e aumentar a imunidade.
(D) impedir a multiplicação dos vetores da doença no meio ambiente, principalmente no período que antecede a estação chuvosa.
(E) estimular, nos seres humanos vacinados, a produção de anticorpos específicos, que auxiliam o processo de defesa.

Solução:

A função da vacina é estimular a produção de anticorpos específicos para a doença que ela previne, já que é feita com o micro-organismo causador da doença.

Resposta: letra E.

Leia o texto e analise a figura para responder às questões de números 37 e 38.

No mundo de hoje a acessibilidade é um direito e, para garanti-lo, são necessárias algumas adaptações, como as rampas em locais públicos, conforme mostra a figura.

Questão 37

Suponha que a rampa desenhada na figura tenha 6 m de comprimento. Se, sobre a rampa, um cadeirante mover sua cadeira com velocidade constante de 0,2 m/s, o tempo necessário para conseguir vencer o desnível do ponto mais baixo ao mais alto é, em segundos,
(A) 12.
(B) 15.
(C) 20.
(D) 30.
(E) 45.

Solução:

Aqui podemos utilizar a equação da velocidade média: \[v = \frac{\Delta S}{\Delta t} \longrightarrow 0,2 = \frac{6}{\Delta t} \longrightarrow \Delta t = 30\, s\] Resposta: letra D.

Comentários

Loading...