Etec Física Química

Resolução – Vestibulinho Etec – 2019 [2º semestre] – Ciências da Natureza (parte 2)

Questões Anteriores

Leia os textos para responder às questões de 06 a 08.

Uma rede mundial de lanchonetes descarta em média 60 milhões de canudos plásticos por dia no planeta. Com base nessa informação, não é surpresa que o canudo plástico esteja na lista dos 10 itens que mais poluem os oceanos. Infelizmente o uso de canudos plásticos se tornou um hábito mundial. Por esse motivo, lembre-se de que, do ponto de vista da Terra, não existe o conceito de “jogar o lixo fora”, pois o “fora” não existe! Tudo é parte do planeta e nós somos parte dele! Para minimizar esse problema, uma empresa passou a confeccionar canudinhos de bambu, com o seguinte slogan:

“CANUDOS REUTILIZÁVEIS DE BAMBU – MENOS LIXO NO SEU DIA A DIA”

<https://tinyurl.com/y3tqneyy> Acesso em: 07.02.2019. Adaptado.

Questão 06

Os canudos reutilizáveis enquadram-se no princípio de número
(A) 7, pois sua decomposição não gera compostos químicos.
(B) 6, pois é confeccionado com matéria-prima renovável.
(C) 4, pois o bambu é solvente seguro.
(D) 2, pois o plástico não é um material perigoso.
(E) 10, pois seu uso previne acidentes químicos.

Solução:

O bambu é matéria prima renovável, pois é uma planta e pode ser plantado novamente. Logo o canudo reutilizável se enquadra no princípio 6.

Resposta: letra B


Questão 07

As reações representadas são duas rotas de síntese distintas para o mesmo fim.

Na reação “X”, apenas 25% da massa de todos os átomos que constituem os reagentes é incorporada no produto final, o óxido de propileno. Já a reação “Y” utiliza água oxigenada (peróxido de hidrogênio) para oxidar o metiletileno, sendo uma molécula de água o único subproduto gerado. Neste caso, a economia atômica é muito superior, já que 76% da massa atômica inicial está presente no produto final. Além disto, na reação “X” é produzido um sal de cloreto de cálcio, que terá depois de ser separado do óxido de propileno, requerendo gasto adicional de solvente, energia e tempo, ao passo que na reação “Y” é apenas necessário evaporar a água presente na mistura reacional. Por último, a reação “Y” utiliza peróxido de hidrogênio, um reagente menos nocivo que o cloro (cloro-hidrina) e não produz resíduos tóxicos. É pelas três razões assim apresentadas que a reação “Y” é mais “verde” que a reação “X”, causando menor impacto ambiental e consequentemente preservando a biodiversidade.

<http://tinyurl.com/y62uv26k> Acesso em: 06.02.2019. Adaptado. Original colorido.

Três dos princípios básicos da Química Verde, nos quais o processo “verde” descrito no texto se enquadra, são
(A) 2, 6 e 10.
(B) 4, 8 e 10.
(C) 5, 8 e 9.
(D) 1, 4 e 5.
(E) 3, 6 e 8.

O processo “verde” descrito se enquadra no item 1 quando minimiza da produção de resíduos, no item 4 quando utiliza um reagente mais seguro e no item 5 quando mostra uma eficiência de 76%, superior à eficiência da outra reação (25%).

Resposta: letra D.


Questão 08

Uma das rotas da produção do óxido de propileno leva à formação do subproduto cloreto de cálcio, um composto iônico em que seus íons, $$Ca^{2+}$$ e $$Cl^{1-}$$, se encontram dissolvidos em água, como descrito na questão 07. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a fórmula desse composto.

(A) $$CaCl_{2}$$

(B) $$Ca_{2} Cl_{2}$$

(C) $$Ca_{2} Cl$$

(D) $$Ca_{2} Cl_{3}$$

(E) $$CaCl$$

Solução:


Próximas Questões

Sobre o autor

Guimarães

Comentários

Clique aqui para enviar um comentário