Raciocínio Lógico
0

A garota, o leão e o rato

Solução:
Cenário 1: O leão e o rato dizem a verdade hoje.
Neste caso, a única possibilidade de que ambos falem a verdade no mesmo dia é domingo. Mas, como o leão diz a verdade, isso significa que ele mentiu ontem, sábado, um dia em que ele não costuma mentir. Portanto não podemos ter os dois animais dizendo a verdade simultaneamente.Cenário 2: O leão mente; o rato diz a verdade.
Se o leão estiver mentindo, então estamos na segunda, na terça ou quarta. Como ele disse ter mentido no dia anterior, então, na verdade, ele disse a verdade no dia anterior, que foi domingo, portanto hoje é segunda-feira. Como o rato diz a verdade, então ele, de fato, mentiu no dia anterior, um domingo, mas o domingo não é dia do rato mentir. Este cenário é, portanto, logicamente impossível.
Cenário 3: Ambos os animais mentem hoje.
Se o leão estiver mentindo, então estamos na segunda, na terça ou quarta. Como ele disse ter mentido no dia anterior, então, na verdade, ele disse a verdade no dia anterior, que foi domingo, portanto hoje é segunda-feira. Mas neste dia o rato não mente, logo este é um dia logicamente impossível.Cenário 3: O leão diz a verdade; o rato mente.
Neste caso, não estamos na segunda, na terça ou na quarta, pois o o leão diz a verdade. Como ele se refere a ter mentido no dia anterior, só podemos concluir que hoje se trata de quinta-feira, dia em que o rato está mentindo. No dia anterior, portanto, o rato disse a verdade, não a mentira. O que é perfeitamente coerente com o enunciado. A conclusão é que hoje é quinta-feira.

Tags:

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu