Análise Combinatória para o ENEM: Principais Conceitos e Dicas

6 min


1

Neste artigo, abordaremos os principais tópicos de Análise Combinatória cobrados pelo INEP nas provas de Matemática do ENEM. Vamos explorar conceitos essenciais como o princípio fundamental da contagem, permutação, combinação e arranjo. Se você está se preparando para o ENEM e quer dominar esses temas, continue lendo esta revisão detalhada!


É o “início de tudo” na Análise Combinatória. Os dois princípios, o aditivo e o multiplicativo, formam a base deste campo de estudo da Matemática. O princípio aditivo diz-nos que podemos somar os elementos de conjuntos disjuntos, com o intuito de contarmos a quantidade de elementos de sua união. O princípio multiplicativo contabiliza, por exemplo, o número de pares que podemos tomar de dois conjuntos: se há 3 camisas e 2 tênis, o número de vestimentas distintas que podemos formar é dado pelo princípio multiplicativo. No vídeo abaixo, destacamos os principais pontos do princípio multiplicativo!

E qual é o estilo dessas questões no ENEM?
Veja um exemplo, da prova de 2019:


Uma pessoa comprou um aparelho sem fio para transmitir músicas a partir do seu computador para o rádio de seu quarto. Esse aparelho possui quatro chaves seletoras e cada uma pode estar na posição 0 ou 1. Cada escolha das posições dessas chaves corresponde a uma frequência diferente de transmissão. A quantidade de frequências diferentes que esse aparelho pode transmitir é determinada por…
Comentários e Solução


Permutação é uma troca de posição de elementos de um dado conjunto. Quando contabilizamos o número das permutações, estamos interessados em todas as configurações possíveis que um dado conjunto pode apresentar. Notamos, por exemplos, que os números 1342, 4312 e 2134 são permutações de um mesmo conjunto de dígitos, o conjunto {1,2,3,4}. Além de números, podem aparecer palavras e seus anagramas, além de muitos outros tipos de permutação.

O conceito de permutação está intimamente ligado ao estudo dos fatoriais. No vídeo a seguir, explicamos com mais detalhes as permutações.

Um exemplo de permutação na prova do ENEM, cobrado em 2020:


Eduardo deseja criar um e-mail utilizando um anagrama exclusivamente com as sete letras que compõem o seu nome, antes do símbolo @ . O e-mail terá a forma *******@site.com.br e será de tal modo que as três letras “edu” apareçam sempre juntas e exatamente nessa ordem. Ele sabe que o e-mail [email protected] já foi criado por outro usuário e que qualquer outro agrupamento das letras do seu nome forma um e-mail que ainda não foi cadastrado. De quantas maneiras Eduardo pode criar um e-mail desejado?


Em uma classe de 20 crianças, quantas configurações distintas com 4 crianças podem ser formadas, para a realização de uma tarefa em classe? E se cada membro do grupo tiver uma obrigação específica, como cortar, pintar, escrever e ler, quantas configurações podem existir? Esse tipo de contagem é feito por meio da combinação e do arranjo.

Veja um exemplo da prova de 2021:
Uma pessoa produzirá uma fantasia utilizando como materiais 2 tipos de tecidos diferentes e 5 tipos distintos de pedras ornamentais. Essa pessoa tem à sua disposição 6 tecidos diferentes e 15 pedras ornamentais distintas. A quantidade de fantasias com materiais diferentes que podem ser produzidas é representada pela expressão…
Comentários e Solução.


Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

1

O que achou desse exercício?

difícil difícil
0
difícil
#fail #fail
0
#fail
geeky geeky
0
geeky
ncurti ncurti
0
ncurti
amei! amei!
1
amei!
omg omg
0
omg
medo! medo!
0
medo!
lol lol
0
lol

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *