Definição de Limite e Continuidade
Definição: Dizemos que a função tem limite, e que o limite é igual a $$L$$, no ponto $$x_{0}\in A$$, se, dado ε>0, existe δ>0 tal que, se $$0<|x-x_{0}|<\delta\Longrightarrow |f(x)-L|<\epsilon$$.
Escrevemos, portanto, $$\lim_{x\to x_{0}}f(x)=L$$.
Definição: Dizemos que a função é contínua no ponto $$x_{0}$$ se existir o limite naquele ponto e se valer a propriedade $$lim_{x\to x_{0}}f(x)=f(x_{0})$$.
Teoremas e Regras Operacionais
Teorema: Sejam as funções $$f,g:A\longrightarrow \mathbb{R}$$. Se $$\lim_{x\to x_{0}}f(x)=L$$ e $$\lim_{x\to x_{0}}g(x)=R$$, então valem as seguintes propriedades:
i) $$\lim_{x\to x_{0}}(f(x)\pm g(x))=L\pm R$$
ii) $$\lim_{x\to x_{0}}(f(x)\cdot g(x))=L\cdot R$$
iii) $$\lim_{x\to x_{0}}\frac{f(x)}{g(x)}=\frac{L}{R}$$, apenas quando $$R\neq 0$$.
Exercícios
As resoluções encontram-se logo após o respectivo enunciado.
1) Calcule e justifique
a) $$\lim_{x\to 2}x^{2}$$ b)$$\lim_{x\to 1}3x+1$$ c)$$\lim_{x\to 10}5$$ d) $$\lim_{x\to -1}-x^{2}-2x+3$$ e)$$\lim_{z\to 2}z^{3}+8$$
f) $$\lim_{x\to 3}\frac{4x-5}{5x-1}$$ g)$$\lim_{x\to -1}\frac{2x+1}{x^{2}-3x+4}$$ h) $$\lim_{x\to 3}\frac{x^{2}-9}{x+3}$$ i) $$\lim_{x\to 4}\sqrt{x}$$ j) $$\lim_{x\to -3}\sqrt[3]{x}$$
k) $$\lim_{r\to 1}\sqrt{\frac{8r+1}{r+3}}$$ *l) $$\lim_{x\to 1}\frac{\sqrt{x}-1}{x-1}$$ *m) $$\lim_{x\to 7}\frac{\sqrt{x}-\sqrt{7}}{\sqrt{x+7}-\sqrt{14}}$$
* Solução em vídeo
Solução:
a) A função é contínua, portanto pode-se escrever $$\lim_{x\to a}f(x)=f(a)$$.
$$\lim_{x\to 2}x^{2}=2^{2}=4$$
b) Utilizamos a regra da soma e, depois, notamos que ambas as funções são contínuas, aplicando-se, portanto, a regra $$\lim_{x\to a}f(x)=f(a)$$.
$$\lim_{x\to 1}3x+1=\lim_{x\to 1} 3x + \lim_{x\to 1}1=3+1=4$$.
c) A função é contínua, portanto pode-se escrever $$\lim_{x\to a}f(x)=f(a)$$.
$$\lim_{x\to 10}5=5$$ $$\lim_{x\to 10}5=5$$
d) A função é contínua, portanto pode-se escrever $$\lim_{x\to a}f(x)=f(a)$$.
$$\lim_{x\to -1}-x^{2}-2x+3=-(-1^{2})-2(-1)+3=-1+2+3=4$$
e) A função é contínua, portanto pode-se escrever $$\lim_{x\to a}f(x)=f(a)$$.
$$\lim_{z\to 2}z^{3}+8=2^{3}+8=16$$
f) As funções da fração são contínuas, então $$\lim_{x\to 3}(5x-1)=5\cdot 3 -1=14\neq 0$$ e $$\lim_{x\to 3}(4x-5)=4\cdot 3 – 5=7$$.
Utilizando a regra do limite do quociente, podemos dividir um limite pelo outro.
$$\lim_{x\to 3}\frac{4x-5}{5x-1}=\frac{7}{14}=\frac{1}{2}$$.
g) As funções da fração são contínuas, então $$\lim_{x\to -1}(2x+1)=-1$$ e $$\lim_{x\to -1}(x^{2}-3x+4)=8\neq 0$$.
Utilizando a regra do limite do quociente, podemos dividir um limite pelo outro.
$$\lim_{x\to -1}\frac{2x+1}{x^{2}-3x+4}=\frac{-1}{8}$$.
h) As funções da fração são contínuas, então $$\lim_{x\to 3}(x^{2}-9)=0$$ e $$\lim_{x\to 3}(x+3)=6\neq 0$$.
Utilizando a regra do limite do quociente, podemos dividir um limite pelo outro.
$$\lim_{x\to 3}\frac{x^{2}-9}{x+3}=\frac{0}{6}=0$$.
i) A função é contínua, portanto pode-se escrever $$\lim_{x\to a}f(x)=f(a)$$.
$$\lim_{x\to 4}\sqrt{x}=\sqrt{4}=2$$.
Observação: o resultado de $$\sqrt{4}$$ é apenas $$2$$. Para que seja função, não se pode ter dois resultados para um único valor no domínio.
j) A função é contínua, portanto pode-se escrever $$\lim_{x\to a}f(x)=f(a)$$.
$$\lim_{x\to -3}\sqrt[3]{x}=\sqrt[3]{-3}=-\sqrt[3]{3}$$.
k) A função raiz quadrada é contínua para valores positivos, por isso, é permitido que passemos o limite “para dentro” da raiz quadrada e calculemos a raiz do limite da função quociente. Como as funções do numerador e do denominador são contínuas e $$\lim_{r\to 1}(r+3)=4\neq 0$$, podemos aplicar a regra do limite do quociente.
Para isso, basta calcular $$\lim_{r\to 1}(8r+1)=9$$.
$$\lim_{r\to 1}\sqrt{\frac{8r+1}{r+3}}=\sqrt{\lim_{r\to 1}\frac{8r+1}{r+3}}=\sqrt{\frac{9}{4}}=\frac{\sqrt{9}}{\sqrt{4}}=\frac{3}{2}$$
Não entendi
Pq na 2a vc colocou ε=δ ?
obrigada
Miranda, o truque para resolver estes exercícios é fazer uma pergunta: “se eu tomar um ε >0, eu consigo obter um δ>0 tal que, se |x-a|<δ, implica |y-b|<ε"? E a resposta é, simplesmente, mostrar que existe este δ, relacionando ao ε. Finalmente, você desenvolve a expressão a partir de |x-a|<δ, trocando o δ pelo ε, na forma com que você relacionou os dois, e alcança o objetivo, que é |y=b|<ε.
A escolha para δ deve ser a mais fácil possível. No exemplo, escolhemos ε=δ, pois é fácil chegar na sentença desejada.