Raciocínio LógicoRaciocínio Lógico
0

Desafio Lógico – Os brincos do Rei

Um velho rei possuía três filhas: Guilhermina, Genoveva e Griselda. Prestes a morrer, o rei elaborou um teste de inteligência entre elas. Chamou as três filhas e mostrou a elas uma caixa com brincos idênticos, exceto pela pedra que os enfeitava.  Havia 2 pares de Rubi e 3 pares de Esmeralda.

O rei vendou, então, os olhos das moças e, escolhendo ao acaso, colocou em cada uma delas um par de brincos. O teste consistia no seguinte: aquela que pudesse dizer, sem sombra de dúvidas, qual o tipo de pedra havia em seus brincos herdaria o reino.

A primeira foi Guilhermina, de quem foi removida a venda dos olhos. Ela examinou os brincos de suas irmãs, mas não foi capaz de dizer que tipo de pedra ornamentava seus próprios brincos, retirando-se, em seguida, furiosa. A segunda foi Genoveva, que foi incapaz de determinar as pedras que estavam em seus brincos.

Antes de ter as vendas retiradas de seus próprios olhos, Griselda, a terceira irmã, determinou corretamente quais brincos estava usando, herdando o reino de seu pai. Qual era a pedra que ornamentava seus brincos e como ela conseguiu determiná-la?

Enigma retirado do livro Introdução à Lógica do professor Cezar Mortari




Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também