Listas de ExercíciosTrabalho
0

Exercícios Resolvidos de Trabalho

Portal da Energia: acesse aqui!

1) (ENEM – 2015) Uma análise criteriosa do desempenho de Usain Bolt na quebra do recorde mundial dos 100 metros rasos mostrou que, apesar de ser o último dos corredores a reagir ao tiro e iniciar a corrida, seus primeiros 30 metros foram os mais velozes já feitos em um recorde mundial, cruzando essa marca em 3,78 segundos. Até se colocar com o corpo reto, foram 13 passadas, mostrando sua potência durante a aceleração, o momento mais importante da corrida. Ao final desse percurso, Bolt havia atingido a velocidade máxima de 12 m/s.

Disponível em: http://esporte.uol.com.br. Acesso em: 5 ago. 2012 (adaptado).

Supondo que a massa desse corredor seja igual a 90 kg, o trabalho total realizado nas 13 primeiras passadas é mais próximo de:

A) $$5,4\cdot 10^{2}\, J$$.
B) $$6,5\cdot 10^{3}\, J$$.
C) $$8,6\cdot 10^{3}\, J$$.
D) $$1,3\cdot 10^{4}\, J$$.
E) $$3,2\cdot 10^{4}\, J$$.

Solução (clique aqui)

2) (UERJ 2019) Considere que a energia elétrica produzida por todos os motores dos vagões seja integralmente transferida para movimentar a composição do metrô. Calcule, em quilojoules, o trabalho realizado pela força elétrica no intervalo de tempo de 100 segundos.

Solução (clique aqui)

3) (UNICAMP 2022 – adaptada) Recentemente, os arqueólogos do Reino Unido apresentaram novas evidências sobre a origem do círculo de pedras de Stonehenge, na Grã-Bretanha. Testes geoquímicos indicam que a maioria dos monumentos megalíticos compartilham uma origem comum a cerca de vinte e cinco quilômetros de distância, enquanto as pedras azuis menores podem ter sido trazidas de outro monumento que foi desmontado e movido duzentos e oitenta quilômetros.




Um mistério que permanece sobre o monumento de Stonehenge diz respeito ao modo como pedras tão pesadas teriam sido deslocadas, percorrendo grandes distâncias. Para ilustrar tal desafio, calcule o trabalho que deve ser realizado por uma força horizontal aplicada a uma pedra de massa $$M = 1,8\times 10^{4}\, kg$$ para arrastá-la, com velocidade constante, por uma distância d = 20 km em contato com uma superfície horizontal de coeficiente de atrito cinético igual a $$\mu_{c} = 0,6$$ Sabendo que $$1\, kWh = 3,6\times 10^{6}\, J$$ expresse sua resposta em kWh.

Solução (clique aqui)

4) Qual o trabalho executado pela força de atrito entre o pneu e o solo para parar um carro de massa m = 1.000 kg, inicialmente a v = 72 km/h, sabendo que os pneus travam no instante da frenagem, deixando de girar, e o carro desliza durante todo o tempo de frenagem?

a) $$3,6\cdot 10^{4}J$$.
b) $$2,0 \cdot 10^{5}J$$.
c) $$4,0 \cdot 10^{5}J$$.
d) $$2,6 \cdot 10^{6}J$$.

Solução (clique aqui)

Tags: Lista, Lista de Exercícios, trabalho

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também