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IFSP 2022 – Q.27 (Manhã)

O “Par ou Ímpar” é um jogo para duas pessoas cujo objetivo é, geralmente, dar ao vencedor alguma vantagem em um evento posterior. Esse jogo consiste em ambos os jogadores escolherem, aleatoriamente, “par” ou “ímpar” – de modo que a escolha de um seja diferente da escolha do outro. Feita a escolha, ambos estendem, simultaneamente, uma das mãos, esticando quantos dedos desejarem (podendo não esticar nenhum). Somam-se as quantidades de dedos esticados e, se essa soma for par, vence quem tiver escolhido “par”; caso contrário – se a soma for ímpar –, vence quem tiver escolhido “ímpar”. Duas amigas, A e B, precisam decidir quem vai realizar uma tarefa e resolvem jogar três partidas de “Par ou Ímpar”, de modo que aquela que vencer mais partidas possa escolher se realizará ou não a tarefa. A amiga A escolhe “Par” para as três partidas e a amiga B fica com “Ímpar”. Sobre essa situação, observe as afirmativas:

  • I – A probabilidade de a amiga A vencer após as duas primeiras partidas é de 25%.
  • II – Se a amiga B venceu a primeira partida, a probabilidade de vencer também a segunda é de 25%.
  • III – Quem vencer a primeira partida tem menos chances de vencer a segunda.
  • IV – Quem vencer a primeira partida tem 75% de chances de vencer a disputa.

Sabendo que no jogo “Par ou Ímpar” os eventos “par” e “ímpar” são equiprováveis, quais afirmativas são corretas?

a) I e III
b) I e IV
c) II e IV
d) II e III



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