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Questão 24
No século XVI, divertidos duelos intelectuais entre professores das academias contribuíram para o avanço da Matemática. Motivado por um desses duelos, o matemático italiano Niccólo Fontana (Tartaglia) (1500 – 1557) encontrou uma fórmula para resolver equações polinomiais de terceiro grau. No entanto, os outros matemáticos da época não tinham acesso a tal descoberta, tendo que encontrar formas alternativas para resolver aqueles problemas. Uma dessas formas alternativas é a fatoração, que facilita a observação das raízes (soluções), pois transforma a adição dos termos da equação em uma multiplicação igualada a zero. Veja o exemplo.
\[x^{3}+6x^{2}+5x-12=0\Longleftrightarrow (x-1)\cdot (x+3)\cdot (x+4)=0\]
Analisando o exemplo dado, é correto afirmar que essa equação
a) possui três raízes naturais distintas.
b) possui três raízes inteiras distintas.
c) possui duas raízes naturais distintas e uma raiz irracional.
d) possui duas raízes irracionais distintas e uma raiz inteira.
e
) não possui raízes reais. Solução: Assumindo a relação apresentada, observamos que a equação poderá ser igual a zero, quando cada um dos termos for nulo, isto é:
$$x-1=0 \longrightarrow x=1$$, ou $$x+3=0\longrightarrow x=-3$$, ou $$x+4=0\longrightarrow x=-4$$.
Nota-se, portanto, que há 3 raízes inteiras distintas —
os números inteiros são os naturais positivos, os naturais negativos e o zero.
Resposta: b)
Questão 27
Uma antiga lenda da Índia afirma que o jogo de xadrez foi criado a pedido de um rei e, como recompensa, o criador do jogo recebeu grãos de trigo de acordo com o número de casas do tabuleiro, seguindo o procedimento descrito.
- O criador do jogo escolhe uma casa e recebe 2 grãos por ela.
- Para a próxima casa escolhida, ele recebe o dobro da casa anterior.
- O processo continua até que todas as casas do tabuleiro sejam escolhidas exatamente uma vez.
Observando o processo podemos perceber que, para a décima casa do tabuleiro, o rei entrega 1 024 grãos.
É correto afirmar que, o número de grãos a ser entregue pela vigésima casa seria
a) maior que 1 000 e menor que 10 000.
b) maior que 10 000 e menor que 100 000.
c) maior que 100 000 e menor que 1 000 000.
d) maior que 1 000 000 e menor que 10 000 000.
e) maior que 10 000 000 e menor que 100 000 000.
Solução:
Questão 29
Produzir sombras na parede é uma brincadeira simples. Para brincar, basta que você providencie uma vela e um ambiente escuro.
Em certa noite, quando a luz havia acabado, Fernando e seu irmãozinho, aproveitaram a luz de uma vela acesa deixada sobre a mesa para brincarem com sombras. Posicionou, cuidadosamente, sua mão espalmada entre a chama e a parede, de forma que a palma da mão estivesse paralela à parede. A ação assustou seu irmãozinho, uma vez que a sombra projetada na parede tinha cinco vezes a largura da mão espalmada de Fernando.
Sabendo que a distância da mão de Fernando até a chama da vela era de 0,5 m e que a largura de sua mão quando espalmada é de 20 cm, a distância entre a parede e a chama da vela (considerada puntiforme), era de
a) 0,5 m.
b) 1,0 m.
c) 2,0 m.
d) 2,5 m.
e) 5,0 m.
Solução: https://youtu.be/2Ejo61eCIMo?t=5s
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