in vitro, as nanopartículas atingiram seu objetivo e eliminaram cerca de 70% das células tumorais da próstata, enquanto apenas 10% das células saudáveis foram atingidas.
Esse resultado foi considerado muito favorável se comparado aos efeitos gerais de uma quimioterapia.
Porém, por trás dessa nova tecnologia promissora, existe um risco: determinados tipos de nanopartículas poderiam passar livremente pelas defesas naturais do corpo humano, tais como a pele, a membrana mucosa do nariz, da garganta, dos pulmões e do intestino. Isso prejudicaria os órgãos internos, suscetíveis a essas partículas ultrapequenas.
<http://tinyurl.com/zesrhtm> Acesso em: 16.09.2016. Adaptado.
Questão 07
O uso de fármacos já conhecidos dentro dessas nanoparticulas é uma das aplicações positivas dessa tecnologia. Desse modo, seria usada uma menor quantidade do medicamento e diminuindo, assim, os efeitos colaterais.
Observe a estrutura do ácido 5-aminosalicílico, fármaco utilizado como anti-inflamatório intestinal.
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula molecular, desse ácido.
(A) $$C_{7} H_{7} NO_{3}$$
(B) $$C_{7} H_{7} NO_{2}$$
(C) $$C_{6} H_{7} NO_{3}$$
(D) $$CHNO$$
(E) $$C_{7} H_{7}$$
Solução: Aqui precisamos somente contar a quantidade de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio que aparecem na fórmula. Teremos $$C_{7} H_{7} NO_{3}$$.
Resposta: letra A.
Leia o texto para responder às questões de números 11 e 12.
Os centros urbanos possuem um problema crônico de aquecimento denominado ilha de calor.
A cor cinza do concreto e a cor vermelha das telhas de barro nos telhados contribuem para esse fenômeno.
O adensamento de edificações em uma cidade implica diretamente no aquecimento. Isso acarreta desperdício de energia, devido ao uso de ar condicionado e ventiladores.
Um estudo realizado por uma ONG aponta que é possível diminuir a temperatura do interior das construções. Para tanto, sugere que todas as edificações pintem seus telhados de cor branca, integrando a campanha chamada “One Degree Less” (“Um grau a menos”).
Questão 11
Para justificar a cor proposta pela ONG, o argumento físico é de que a maioria das ondas incidentes presentes na luz branca são
(A) absorvidas pela tinta branca, sendo mantida a energia no telhado.
(B) refletidas pela tinta branca, sendo mantida a energia no telhado.
(C) refletidas pela tinta branca, sendo devolvida a energia para o exterior da construção.
(D) refratadas pela tinta branca, sendo transferida a energia para o interior da construção.
(E) refratadas pela tinta branca, sendo devolvida a energia para o exterior da construção.
A tinta branca reflete a maioria das frequências de luz, por isso vemos a cor branca. Sendo assim, a energia é devolvida para o exterior da construção.
Resposta: letra C.
Questão 12
O título da campanha, “Um grau a menos”, pode ser ambíguo para algum desavisado, uma vez que a escala termométrica utilizada não é mencionada. Em caráter global, são consideradas três unidades de temperatura: grau Celsius (°C), grau Fahrenheit (°F) e kelvin (K). A relação entre as variações de temperaturas nas três escalas é feita por meio das expressões:
Na campanha, a expressão “Um grau a menos” significa que a temperatura do telhado sofrerá variação de 1 grau, como por exemplo, de 30°C para 29°C.
Considerando-se que o 1 grau a menos, da campanha, corresponde a 1°C, essa variação de temperatura equivale a variação de
(A) 1°F.
(B) 1K.
(C) 0,9°F.
(D) 32°F.
(E) 273K.
Solução: Sabemos, pelo enunciado, que a variação em celsius é igual à variação em kelvin, portanto a variação de 1°C corresponde à variação de 1 K.
Resposta: letra B.
Leia o texto para responder às questões de números 15 e 16.
O fenômeno da chuva ácida está relacionado ao aumento da poluição em regiões industrializadas. Os agentes poluentes são distribuídos pelos ventos, causando danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Gases gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas reagem com o vapor de água existente na atmosfera, formando compostos ácidos que se acumulam em nuvens, ocorrendo, assim, a condensação, da mesma forma como são originadas as chuvas comuns.
Um desses gases, o $$SO_{2}$$, é proveniente da combustão do enxofre, impureza presente em combustíveis fósseis, como o carvão e derivados do petróleo. Ele leva à formação do ácido sulfúrico.
O esquema ilustra esse processo.
Questão 15
O ácido representado no esquema contém em sua molécula
(A) 3 átomos.
(B) 6 átomos.
(C) 7 átomos.
(D) 2 elementos químicos.
(E) 7 elementos químicos.
Solução: Temos 2 átomos de H, 1 átomo de S e 4 átomos de O, portanto são 7 átomos.
Resposta: letra C.
0 comentários