Questões Anteriores
Leia o texto e a tabela para responder às questões de números 35 e 36.
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê. Nos primeiros dias após o nascimento, o leite materno é chamado de colostro. O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo. A principal proteína do leite materno é a lactoalbumina e a do leite de vaca é a caseína, de difícil digestão para a espécie humana. A tabela apresenta as diferenças entre o colostro e o leite maduro, entre o leite de mães de bebês a pré-termo e de bebês a termo e entre o leite materno e o leite de vaca.
Questão 35
De acordo com o texto e a tabela, pode-se afirmar que
a) um bebê a termo de 27 dias, ao ser amamentado, ingere 7,0 g/dL de lactose.
b) a lactoalbumina, a principal proteína do leite de vaca, é de fácil digestão para o bebê.
c) o leite de vaca, por ter mais proteína que o colostro e que o leite maduro, é mais adequado para a criança.
d) o leite maduro consumido pelo bebê a pré-termo contém mais lactose que o leite de vaca e menos proteína que o colostro.
e) o colostro apresenta mais lipídios, menos proteína e menos lactose do que o leite maduro, independentemente dos dias de vida do bebê.
Solução: a] – Incorreta – pela tabela, a quantidade da lactose é de 6,5 g/dL .
b] – A Lactoalbumina é a proteína do leite humano.
c] – Apesar de ter mais proteína, não é dito ser indicado às crianças, pois não há referência no texto sobre a quantidade de proteína adequada à criança. Ademais, é dito, no texto, que o leite bovino é de difícil digestão humana.
e] – Incorreta – pela tabela.
Resposta: d)
Questão 36
A quantidade de lactose que um bebê a pré-termo de 4 dias ingere ao ser amamentado com 80 mL de leite materno é, em gramas,
a) 0,04.
b) 0,4.
c) 4,0.
d) 40,0.
e) 400,0.
Solução: Observamos que um bebe nestas condições deve ingerir o leite com 5,0 g/dL de lactose. Lembremo-nos de que $$80 mL = 0,8 dL$$. Fazendo a regra de três, teremos
1 dL ———- 5,0g (lactose)
0,8 dL ———- $$x$$
\[x=0,8\cdot 5,0 = 4\]
Resposta: c)
Questão
A alimentação saudável está entre as inúmeras atitudes que podem ser adotadas para garantir qualidade de vida. Alice, aluna de Nutrição e Dietética da Etec de Avaré, aprendeu que as leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico, entre outras, são fontes de proteínas de origem vegetal, e que o consumo regular de arroz integral traz muitos benefícios à saúde, já que ele apresenta mais nutrientes que o arroz branco. Alice preparou uma receita de arroz integral com lentilha, prato de origem árabe, utilizando quantidades iguais destes dois ingredientes. Quando ficou pronto, ela serviu-se de uma porção da receita que fez. Considerando que a lentilha tem o triplo da quantidade de proteína do arroz integral e que Alice ingeriu 28 g de proteína, provenientes apenas desses dois alimentos, pode-se concluir que ela consumiu
a) 7 g de proteína proveniente do arroz integral.
b) 9 g de proteína proveniente do arroz integral.
c) 11 g de proteína proveniente do arroz integral.
d) 23 g de proteína proveniente da lentilha.
e) 25 g de proteína proveniente da lentilha.
Solução: Seja $$x$$ a quantidade de proteína do arroz integral, e seja $$3x$$ a quantidade de proteína na lentilha . Na refeição preparada por Alice, a soma das quantidades de proteína do arroz e da lentinha foi $$x+3x=28$$.
\[4x=28\Longrightarrow x = \frac{28}{4}=7\].
Resposta: a)
0 comentários