Etec Química

Resolução – Vestibulinho Etec 2018 – Química (parte 2)

Questões Anteriores


Leia o texto para responder às questões de números 18 e 19.

Há mais de um tipo de bafômetro, mas todos são baseados em reações químicas envolvendo o álcool etílico presente na baforada e um reagente – por isso, o nome técnico desses aparelhos é etilômetro. Nos dois mais comuns são utilizados dicromato de potássio (que muda de cor na presença do álcool) e célula de combustível (que gera uma corrente elétrica). Este último é o mais usado entre os policiais no Brasil. Com a nova legislação, o motorista que for flagrado com nível alcoólico acima do permitido (0,1 mg/L de sangue) terá que pagar uma multa de R$ 955,00, além de ter o carro apreendido e perder a habilitação. Se estiver embriagado (níveis acima de 0,3 mg/L de sangue), ainda corre o risco de ficar preso por 6 meses a 1 ano.
<https://tinyurl.com/yctm9zrz> Acesso em: 10.11.2017. Adaptado.

Questão

No etilômetro que muda de cor na presença do álcool, ocorre a seguinte reação química:

É possível identificarmos, na reação, a presença de
(A) uma substância simples nos reagentes e uma simples nos produtos.
(B) três substâncias compostas nos reagentes.
(C) quatro substâncias simples nos produtos.
(D) átomos de sódio na substância verde.
(E) ácido clorídrico nos reagentes.

Solução:


Questão

Um adulto de 75 kg possui, em média, 5 litros de sangue. Esse adulto foi flagrado, no teste do bafômetro, com nível alcoólico exatamente igual ao limite máximo permitido. A massa de álcool contida no sangue desse adulto, em mg, é igual a
(A) 0,1.
(B) 0,2.
(C) 0,3.
(D) 0,4.
(E) 0,5.

Solução:


Questão

O teste da chama é um procedimento corriqueiro em laboratórios de Química, tanto em níveis básicos como avançados. Pode ser utilizado para uma simples observação colorimétrica ou para a identificação de um cátion metálico. Consiste em se inserir uma amostra de determinado composto, geralmente no estado sólido, na base da chama, com o auxílio de um fio de platina, observando-se, assim, a mudança de coloração apresentada pela chama. A cor deve-se à influência da temperatura na estrutura atômica do cátion presente na amostra.
<https://tinyurl.com/yb7jxftm> Acesso em: 10.11.2017. Adaptado

A tabela apresenta a cor esperada para os cátions de alguns elementos químicos.

A professora de laboratório de Ciências apresenta três amostras de sais: $$CuSO_{4}$$, $$KNO_{3}$$ e NaCl, para os alunos as identificarem com base nessa tabela. Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o sal à respectiva cor no teste da chama.

Solução:

O sal $$CuSO_{4}$$ é sulfato de cobre, apresentando a cor verde.

O sal $$KNO_{3}$$ é nitrato de potássio, apresentando a cor violeta.

O sal NaCl é cloreto de sódio, apresentado a cor amarela.

Resposta: letra A.

Sobre o autor

Guimarães