EtecMatemática
0

Resolução – Vestibulinho Etec – 2019 [2º semestre] – Matemática (parte 3)

Questões Anteriores

Questão 37

A Mata Atlântica é uma série de ecossistemas de florestas tropicais da América do Sul que abriga uma diversidade de espécies endêmicas. Estudos estimam que haja um total de 8 732 espécies entre plantas e vertebrados endêmicos nesse bioma, e que a diferença entre a quantidade daquelas plantas e a quantidade destes vertebrados, nessa ordem, seja de 7 268 espécies. Nessas condições, a quantidade de plantas endêmicas nesse bioma é (A) 732. (B) 1 464. (C) 5 813. (D) 8 000. (E) 16 000.

Solução:
https://www.youtube.com/watch?v=y0RqSiC1JeE&t=633s

Questão 40

O papel das doenças na conservação da vida selvagem é por vezes subestimado. Durante expedições no Polo Sul, acredita-se que os cães utilizados para o transporte de trenós tenham transmitido o vírus da cinomose canina a uma espécie de foca que habitava essa região, levando à ocorrência de extensa mortalidade desses animais.

Adaptado. Acesso em: 10.02.2019

Suponha que, em determinado período de uma expedição esse vírus tenha se propagado na região delimitada pelo triângulo ABC, da figura, em que:
  • a medida de ($$\overline{AC}$$) é igual a 70 km;
  • o ângulo $$B\widehat{A} C$$ é reto;
  • o ângulo $$A\widehat{B} C$$ mede 45º.
Após um mês, essa doença atingiu a área correspondente ao triângulo DEF, em que:
  • a medida de ($$\overline{DF}$$) é igual a 140 km;
  • o ângulo $$E\widehat{D} F$$ é reto;
  • o ângulo $$D\widehat{E} F$$ mede 45º.



Sobre a área do triângulo DEF, é correto afirmar que ela é (A) a metade da área ABC. (B) a quarta parte da área ABC. (C) o dobro da área ABC. (D) o quádruplo da área ABC. (E) o sétuplo da área ABC.

Solução:
https://www.youtube.com/watch?v=y0RqSiC1JeE&t=786s

Questão 46

Segundo pesquisas, na história do planeta Terra, houve cinco grandes eventos cujos impactos sobre a biodiversidade foram tão devastadores que acarretaram extinções em massa, como a dos dinossauros. Suponha que um desses episódios foi causado por um impacto com um asteroide de 15 km de diâmetro, o que deixou em nosso planeta uma cratera de 200 km de diâmetro. Considere que a energia liberada pelo impacto de um asteroide é diretamente proporcional apenas ao cubo do diâmetro da cratera formada. Assinale a expressão que relaciona corretamente a energia liberada E, no fenômeno descrito, com o diâmetro do asteroide, na qual k representa a constante de proporcionalidade. (A) E = k ∙15 (B) E = k ∙ 200 (C) E = k ∙ 3 000 (D) E = k ∙ 3 3750 (E) E = k ∙ 8 000 000

Solução:
https://www.youtube.com/watch?v=y0RqSiC1JeE&t=1208s

Tags:

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu