Blog do EnemMatemática Básica
0

ENEM: Como acertar questões de porcentagem?

Todo mundo sabe que porcentagem é um assunto extremamente comum na prova de Matemática do ENEM, seja presencial ou virtual. O INEP sempre cobra questões sobre percentuais no ENEM, pois se trata de um conteúdo muito comum no cotidiano profissional. Você sabe quais os pontos mais importantes que deve conhecer sobre porcentagem? Vamos listar os principais pontos que devem ser conhecidos sobre este tópico da Matemática e apresentar alguns exemplos resolvidos!

Conhecer a Definição de número percentual
Saber que $$9% = 0,09 = \frac{9}{100}$$ é importantíssimo, mas não é tudo! O ENEM costuma cobrar questões em que você deve apresentar o percentual a partir de quantidades fornecidas pelo enunciado. Veja este exemplo da prova de 2014:

O Brasil é um país com uma vantagem econômica clara no terreno dos recursos naturais, dispondo de uma das maiores áreas com vocação agrícola do mundo. Especialistas calculam que, dos 853 milhões de hectares do país, as cidades, as reservas indígenas e as áreas de preservação, incluindo florestas e mananciais, cubram por volta de 140 milhões de hectares. Aproximadamente 280 milhões se destinam à agropecuária, 200 milhões para pastagens e 80 milhões para a agricultura, somadas as lavouras anuais e as perenes, como o café e a fruticultura. De acordo com os dados apresentados, o percentual correspondente à área utilizada para agricultura em relação à área do território brasileiro é mais próximo…Comentários e Solução.

Calcular o Percentual sobre um valor
Quanto são 33% de R$ 770,00? Essa pergunta parece “boba”, mas pode render um ponto na prova do ENEM. O examinador quer que o candidato mostre domínio sobre o cálculo de percentuais sobre valores, geralmente a partir de gráficos ou tabelas fornecidos no enunciado. Não pode dar bobeira na hora e errar uma questão que, em geral, apresenta-se no nível fácil. Veja um exemplo do ENEM 2020:

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é uma pesquisa feita anualmente pelo IBGE, exceto nos anos em que há o Censo. Em um ano, foram entrevistados 363 mil jovens para fazer um levantamento sobre suas atividades profissionais e/ou acadêmicas. Os resultados da pesquisa estão indicados no gráfico. De acordo com as informações dadas, o número de jovens entrevistados que trabalha é…. Comentários e Solução.



Operar com percentuais
Operações básicas de percentuais, como soma, subtração e multiplicação, sempre aparecem nas provas do ENEM. O candidato deve dominar plenamente esses conceitos, dado que as questões, ainda que não os exijam diretamente, certamente cobrarão essas operações ao longo da solução. Veja o exemplo a seguir, retirado da prova digital de 2021.

Com a crise dos alimentos em 2008, governantes e empresários de várias partes do mundo relacionaram a expansão dos biocombustíveis com a alta do preço da comida. Em 2006, a produção mundial de etanol foi de 40 bilhões de litros e a de biodiesel, de 6,5 bilhões. Os EUA defendem seu etanol de milho ao afirmar que só 3% da inflação dos cereais é causada pelos biocombustíveis. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), os biocombustíveis respondem por 10% da alta do preço da comida e, para o Banco Mundial, por 75%. Ao lado dessa polêmica, cresce o consenso de que biocombustível não é sempre igual. O impacto sobre o preço dos alimentos é bem diferente quando se considera o álcool combustível brasileiro, feito da cana; o etanol norte-americano, fabricado com milho; e o biodiesel europeu, feito de grãos como o trigo, por exemplo. Nessa disputa, o Brasil está bem posicionado. O mapa seguinte mostra a distribuição percentual de etanol fabricado no mundo, em 2007. De acordo com o texto e o mapa de percentuais de fabricação de etanol fabricado no mundo, podemos concluir que a quantidade de etanol feito de milho, nos Estados Unidos, representa… Comentários e Solução.



 

Entender e Aplicar o Acréscimo e o Desconto percentuais
Os temas do acréscimo e do desconto sempre causam uma certa confusão. Em nossa página, encontra-se um artigo bem legal sobre o acréscimo percentual, que ajudará o aluno em qualquer prova ou exame. A chave do acréscimo é reconhecer que 10% de aumento equivalem ao preço original do produto acrescido de 10% daquele preço. Entenda mais aqui. Logo abaixo, deixamos um exemplo da PPL de 2021, com certo grau de dificuldade.

Um professor tem uma despesa mensal de 10% do seu salário com transporte e 30% com alimentação. No próximo mês, os valores desses gastos sofrerão aumentos de 10% e 20%, respectivamente, mas o seu salário não terá reajuste. Com esses aumentos, suas despesas com transporte e alimentação aumentarão em R$ 252,00. O salário mensal desse professor é de… Comentários e Solução.

Tags: ,

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu