Equação de Clapeyron – Exercícios

6 min


0

◻️ Nos frascos de spray, usavam-se como propelentes compostos orgânicos conhecidos como clorofluorcarbonos. As substâncias mais empregadas eram $$CClF_{3}$$ (Fréon 12) e $$C_{2} Cl_{3} F_{3}$$ (Fréon 113). Num depósito abandonado, foi encontrado um cilindro supostamente contendo um destes gases. Identifique qual é o gás, sabendo-se que o cilindro tinha um volume de 10,0 L, a massa do gás era de 85 g e a pressão era de 2,00 atm a 27ºC. $$R = 0,082\, atm.L .mol^{-1}.K^{-1}$$  Massas molares em $$g.mol^{-1}$$: H = 1, C = 12, F = 19, Cl = 35,5
👉Clique para ver a solução

◻️ Um balão tem um volume $$V = 1,6\times 10^{3}\,  m^{3}$$   de ar quente no seu interior na temperatura T = 400 K  e na pressão atmosférica $$p_{0} = 1,0\, atm = 1,0\times 10^{5},  Pa$$.  Sabendo-se que o ar quente se comporta como um gás ideal e que a constante universal dos gases é R ≅ 8 J/mol.K, quantos mols de ar n há no interior do balão?
👉Clique para ver a solução

◻️ Quatro balões esféricos são preenchidos isotermicamente com igual número de mols de um gás ideal. A temperatura do gás é a mesma nos balões, que apresentam as seguintes medidas de raio: I – R; II – R/2; III – 2R; IV – 2R/3. A pressão do gás é maior no balão de número….
👉Clique para ver a solução

◻️ Pressão parcial é a pressão que um gás pertencente a uma mistura teria se o mesmo gás ocupasse sozinho todo o volume disponível. Na temperatura ambiente, quando a umidade relativa do ar é de 100%, a pressão parcial de vapor de água vale $$3,0\cdot 10^{3}\, Pa$$. Nesta situação, qual seria a porcentagem de moléculas de água no ar?
👉Clique para ver a solução

◻️ Nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP), o volume ocupado por 48 g de metano ($$CH_{4}$$) é: (massas atômicas: C = 12, H = 1; R = 0,082 atm · L · mol–1 · K–1).
👉Clique para ver a solução

◻️ O ar atmosférico comporta-se como um gás perfeito. Sendo a pressão e a temperatura do ar, numa determinada posição da alta atmosfera, dadas por p = 2,0 Pa e T = 180 K (sem a presença da cápsula na vizinhança), e sendo a constante universal dos gases perfeitos R ≅ 8 J/mol.K qual é o volume ocupado por um mol de ar naquela posição?
👉Clique para ver a solução

◻️ No alto de uma montanha, o termômetro marca 15 °C e o barômetro, 600 mmHg. Ao pé da montanha, a temperatura é de 25 °C, e a pressão é 760 mmHg. A relação entre os volumes ocupados pela mesma massa de gás no alto da montanha e no pé da montanha é…
👉Clique para ver a solução

◻️ O $$CO_{2}$$ dissolvido em bebidas carbonatadas, como refrigerantes e cervejas, é o responsável pela formação da espuma nessas bebidas e pelo aumento da pressão interna das garrafas, tornando-a superior à pressão atmosférica. O volume de gás no “pescoço” de uma garrafa com uma bebida carbonatada a 7°C é igual a 24 ml, e a pressão no interior da garrafa é de $$2,8\times 10^{5}\,  Pa$$. Trate o gás do “pescoço” da garrafa como um gás perfeito. Considere que a constante universal dos gases é de aproximadamente 8 J/mol∗K e que as temperaturas nas escalas Kelvin e Celsius relacionam-se da forma T(K) = θ(°C) + 273. O número de moles de gás no “pescoço” da garrafa é igual a…
👉Clique para ver a solução

A densidade do ar a 290 K é ρ=1,2 kg/m³. Adotando-se um número fixo de moles de ar mantido a pressão constante, calcule a sua densidade para a temperatura de 300 K. Considere o ar como um gás ideal.
👉Clique para ver a solução


Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

0

O que achou desse exercício?

difícil difícil
0
difícil
#fail #fail
0
#fail
geeky geeky
0
geeky
ncurti ncurti
0
ncurti
amei! amei!
0
amei!
omg omg
0
omg
medo! medo!
0
medo!
lol lol
0
lol

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *