Juros Composto: Fórmula, exercícios, como calcular…

<![CDATA[ 4 min


0

O que são Juros Compostos e como calculá-los? Entenda neste artigo rápido e fácil, com exemplos resolvidos e uma lista de exercícios para você praticar! O conhecimento sobre de Juros Compostos é imprescindível na Matemática Financeira. Nossa proposta é apresentar o conceito dos Juros Compostos (ou Capitalização Composta), sua fórmula e alguns exemplos numéricos.

Acesse o Curso de Matemática Financeira

Capitalização: já ouviu a frase “Tempo é Dinheiro”? Ela reflete muito bem o conceito de capitalização. Alguns sinônimos possíveis são “remuneração”, “ganhos” “reajustes”, etc. A capitalização é o ato de aumentar o valor de uma determinada quantia financeira, em um período de tempo. Esta quantia pode ser positiva (no caso de investimentos, nosso dinheiro é ajustado, conforme períodos), ou pode ser negativa (no caso de dívidas e financiamentos, nossa dívida é ajustada, conforme períodos).

Juros: valor financeiro resultante de um ajuste (capitalização) realizado sobre aquele valor. Denotamos os juros pelo símbolo $$J$$.

Taxa de Juros: percentual que incidirá sobre o valor financeiro a ser ajustado e que produzirá os juros sobre aquele valor inicial; ela sempre virá acompanhada de um referencial temporal, isto é, virá acompanhada do período a que se refere. Denotamos a taxa percentual de juros por $$i$$.

Montante: resultado obtido após a capitalização. É a soma entre o valor inicial e os juros obtidos naquela capitalização. Denotamos o montante pelo símbolo $$M$$.

Confira todos os assuntos do nosso Curso de Matemática Financeira!

Regime composto: o regime de juros (capitalização) compostos é, matematicamente, definido como função exponencial do tempo. Para um tempo $$t$$, dado em alguma unidade de medida correspondente à taxa de juros, e um valor inicial $$V_{0}$$ sobre o qual incidirão os juros, sua fórmula é a seguinte:
\[M=V_{0}\cdot (1+i)^{t}.\]

 

Fórmula dos Juros Compostos

Às vezes, utilizamos a nomenclatura a seguir de Valor Presente (VP) e Valor Futuro (VF):

\[VF = VP\cdot (1+i)^{t}.\]

Referências

[1] – Puccini, E. – Matemática Financeira
[2] – Puccini, A. – Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada
[3] – Neto, A. – Matemática Financeira e suas Aplicações


Exercícios Resolvidos

A lista de exercícios resolvidos de Juros Compostos pode ser acessada neste link. Há resoluções algébricas, com o uso da calculadora e com o uso de planilhas.


Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

0

O que achou desse exercício?

difícil difícil
0
difícil
#fail #fail
0
#fail
geeky geeky
0
geeky
ncurti ncurti
0
ncurti
amei! amei!
0
amei!
omg omg
0
omg
medo! medo!
0
medo!
lol lol
0
lol

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *