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FGV/Economia/SP (2018) – 1ª fase – Q. 94 (Física)

O texto e a figura a seguir referem-se às questões de números 94 a 96.
Têm sido corriqueiras as notícias relatando acidentes envolvendo veículos de todos os tipos nas ruas e estradas brasileiras. A maioria dos acidentes são causados por falhas humanas, nas quais os condutores negligenciam as normas de boa conduta. A situação seguinte é uma simulação de um evento desse tipo.




O motorista de um automóvel, de massa M, perdeu o controle do veículo ao passar pelo ponto A, deslizando, sem atrito, pela ladeira retilínea AB, de 200 m de extensão; o ponto A está situado 25 m acima da pista seguinte BC retilínea e horizontal. Ao passar pelo ponto B, a velocidade do carro era de 108 km/h. O trecho BC, sendo mais rugoso que o anterior, fez com que o atrito reduzisse a velocidade do carro para 72 km/h, quando, então, ocorreu a colisão com outro veículo, de massa 4M, que estava parado no ponto C, a 100 m de B. A colisão frontal foi totalmente inelástica. Considere a aceleração da gravidade com o valor 10 m/s² e os veículos como pontos materiais.

A força de atrito no trecho BC permaneceu constante, e o coeficiente de atrito entre os pneus e o pavimento no trecho BC era de

(A) 0,20.
(B) 0,25.
(C) 0,28.
(D) 0,36.
(E) 0,40.

Confira nossa Lista de Exercícios Resolvidos de Energia



Solução:

Aqui temos uma perda de energia por conta do atrito, portanto \[E_{B} = E_{C} + E_{at} \longrightarrow E_{at} = E_{B} – E_{C} \longrightarrow F_{at}\cdot d = \frac{M\cdot v_{B}^{2}}{2} – \frac{M\cdot v_{C}^{2}}{2} \longrightarrow N\cdot\mu\cdot d = \frac{M\cdot 30^{2}}{2} – \frac{M\cdot 20^{2}}{2} \longrightarrow M\cdot g\cdot\mu\cdot 100 = 250M \longrightarrow \mu = 0,25\] Resposta: letra B.

Tags: 2018, Energia Cinética, FGV, Fundação Getúlio Vargas

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