2ª Fase - UnespGeometria Espacial
0

UNESP 2021 – 2ª Fase – Q.58

Os motores a combustão utilizados em veículos são identificados pelas numerações 1.0, 1.6 ou 2.0, entre outras, que representam a capacidade volumétrica total da câmara dos pistões, calculada de acordo com o diâmetro e o curso de cada pistão e a quantidade de pistões. Para o cálculo dessa capacidade, considera-se que cada câmara tem o formato de um cilindro reto cuja altura é o curso do pistão. Desse modo, um motor que possui 4 cilindros que deslocam 350 cm³ de mistura gasosa cada totaliza uma capacidade volumétrica de 1400 cm³ , sendo chamado de um motor 1400 cilindradas ou, simplesmente, 1.4.

Há alguns anos, muitas montadoras de automóveis passaram a adotar motores 3 cilindros ao invés dos usuais 4 cilindros. Uma delas desenvolveu motores 3 cilindros cujas cilindradas e curso do pistão eram os mesmos do antigo motor 4 cilindros.

Mantida a altura dos cilindros, o aumento percentual que o raio de cada cilindro precisou sofrer para que o motor 3 cilindros tivesse as mesmas cilindradas do motor 4 cilindros é um valor

(A) entre 15% e 18%.
(B) superior a 18%.
(C) entre 9% e 12%.
(D) entre 12% e 15%.
(E) inferior a 9%.



Solução:




 

Tags: , ,

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu