Cinemática
0

Cinemática – Exercício 24

Dadas as funções horárias a seguir, determine a posição inicial e a velocidade escalar (no SI) e classifique o movimento em progressivo ou retrógrado.

a) s = 4t
b) s = -3t
c) s = 5 + 2t
d) s = 10 – 4t
e) s = -7 + 3t
f) s = -8 – 5t

Confira nossa lista de Exercícios de Função Horária da Posição no MU

Solução:

Em uma equação da posição para o MU, temos o formato s = at + b. O termo a é a velocidade e o termo b é a posição inicial. Além disso, se a é positivo, temos um movimento progressivo e se a é negativo, temos um movimento retrógrado. Tendo isso em mente, vamos analisar cada uma das equações.

a) a = 4 m/s e b = 0m. A posição inicial é 0m e a velocidade escalar é 4 m/s. Como a velocidade é positiva, temos um movimento progressivo.

b) a = -3 m/s e b = 0m. A posição inicial é 0m e a velocidade escalar é -3 m/s. Como a velocidade é negativa, temos um movimento retrógrado.

c) a = 2 m/s e b = 5 m. A posição inicial é 5 m e a velocidade escalar é 2 m/s. Como a velocidade é positiva, temos um movimento progressivo.

d) a = -4 m/s e b = 10 m. A posição inicial é 10 m e a velocidade escalar é -4 m/s. Como a velocidade é negativa, temos um movimento retrógrado.

e) a = 3 m/s e b = -7 m. A posição inicial é -7 m e a velocidade escalar é 3 m/s. Como a velocidade é positiva, temos um movimento progressivo.

f) a = -5 m/s e b = -8 m. A posição inicial é -8 m e a velocidade escalar é -5 m/s. Como a velocidade é negativa, temos um movimento retrógrado.

Tags:

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu