Durante um mergulho profundo, uma das preocupações dos mergulhadores está relacionada ao processo de respiração, que depende de fatores como a profundidade e a composição da mistura gasosa no cilindro. Ao mergulhar, uma pessoa fica sujeita a uma pressão hidrostática que aumenta em 1 atmosfera (atm) a cada 10 metros afundados. Esse valor deve ser somado à pressão atmosférica ao nível do mar, que também vale 1 atm. O aumento de pressão interfere no processo de respiração, pois, para o mergulhador ser capaz de respirar, a pressão do ar respirado precisa ser comparável à pressão a que ele está sujeito. Por esse motivo, os mergulhadores utilizam cilindros de ar comprimido, nos quais a pressão do ar pode ser tão alta quanto a pressão do local em que o mergulhador estiver.
Considere um mergulho no qual o mergulhador encontra-se a 40 metros abaixo da superfície do mar. Nessa situação, a pressão do gás no interior do cilindro deve ser ajustada, em atm, para o valor de
(A) 3.
(B) 4.
(C) 5.
(D) 6.
(E) 7.
Solução:
Para cada 10 metros, temos um aumento de 1 atm, logo, temos 4 atm de pressão. Porém essa pressão deve ser somada a da atmosfera, que é 1 atm. Portanto o mergulhador está submetido a uma pressão de 5 atm, pressão essa que deve ser a do gás no interior do cilindro.
Resposta: letra C.
0 comentários