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Questão 06
No curso de “Big Data no Agronegócio” da FATEC, o aluno estuda sobre eletrônica, circuitos eletrônicos e suas propriedades, tais como ondas que podem ser registradas em um osciloscópio. A figura representa duas dessas ondas que se propagam em sentidos opostos e com mesma velocidade de módulo $$2\cdot 10^{-6}\, m/s$$.
Considerando a situação apresentada pela figura no instante t = 0, podemos afirmar que, após
(A) 1 segundo, a superposição das ondas 1 e 2 apresenta uma nova onda com amplitude de 1 volt.
(B) 1 segundo, ocorre uma interferência destrutiva total.
(C) o cruzamento das ondas, a onda 2 é completamente amortecida.
(D) o cruzamento das ondas, a amplitude da onda 2 fica maior que a da onda 1.
(E) o cruzamento das ondas, a frequência da onda 1 fica maior que a da onda 2.
Solução: https://youtu.be/RW6CgjgwDGY?t=403
Questão 08
Entre as tarefas de um professor, está a elaboração de exercícios. Professores de Matemática ainda hoje se inspiram em Diofanto, matemático grego do século III, para criar desafios para seus alunos. Um exemplo de problema diofantino é: “Para o nascimento do primeiro filho, o pai esperou um sexto de sua vida; para o nascimento do segundo, a espera foi de um terço de sua vida. Quando o pai morreu, a soma das idades do pai e dos dois filhos era de 240 anos. Com quantos anos o pai morreu?” Considerando que, quando o pai morreu, ele tinha x anos, assinale a equação matemática que permite resolver esse problema.
(A) $$x + \frac{5x}{6} + \frac{2x}{3} = 240$$
(B) $$x + \frac{x}{6} + \frac{x}{3} = 240$$
(C) $$x + \frac{4x}{5} + \frac{3x}{4} = 240$$
(D) $$x + \frac{x}{6} + \frac{3x}{2} = 240$$
(E) $$x + \frac{6x}{5} + \frac{3x}{4} = 240$$
Solução: https://youtu.be/RW6CgjgwDGY?t=579
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