Ondulatória
0

UNESP 2017 (1ª Fase) – Q. 81 Física

Radares são emissores e receptores de ondas de rádio e têm aplicações, por exemplo, na determinação de velocidades de veículos nas ruas e rodovias. Já os sonares são emissores e receptores de ondas sonoras, sendo utilizados no meio aquático para determinação da profundidade dos oceanos, localização de cardumes, dentre outras aplicações. Comparando-se as ondas emitidas pelos radares e pelos sonares, temos que:

(A) as ondas emitidas pelos radares são mecânicas e as ondas emitidas pelos sonares são eletromagnéticas.
(B) ambas as ondas exigem um meio material para se propagarem e, quanto mais denso for esse meio, menores serão suas velocidades de propagação.
(C) as ondas de rádio têm oscilações longitudinais e as ondas sonoras têm oscilações transversais.
(D) as frequências de oscilação de ambas as ondas não dependem do meio em que se propagam.
(E) a velocidade de propagação das ondas dos radares pela atmosfera é menor do que a velocidade de propagação das ondas dos sonares pela água.

Confira nossa Lista de Exercícios Resolvidos de Ondulatória



Solução:

Vamos explicar e justificar cada uma das afirmações.

A) Falsa. Na verdade é o contrário: as ondas de rádio emitidas pelos radares são eletromagnéticas e as ondas sonoras emitidas pelos sonares são mecânicas.

B) Falsa. As ondas eletromagnéticas, como a onda de rádio, não exigem um meio material para se propagarem. Além disso, para ondas mecânicas, quanto mais denso o meio mais rápido a onda se propaga, pois as moléculas estão mais próximas umas das outras, facilitando a transferência da onda.

C) Falsa. Ambas são ondas longitudinais, ou seja, sua vibração é no mesmo sentido de sua propagação.

D) Verdadeira. A frequência de uma onda depende exclusivamente de sua origem, ou seja, da frequência em que o excitador da onda está vibrando.

E) Falsa. A onda de rádio é eletromagnética, logo se propaga na velocidade da luz. A onda sonora se propaga na velocidade do som. Como a velocidade da luz é muito maior que a velocidade do som, a onda de rádio se propaga mais rapidamente no ar que a onda sonora na água.

Resposta: letra D.

Tags: 2017, UNESP

Você pode se interessar também por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também