1ª FaseQuímica
0

Fuvest 2015 – 1ª Fase – Q.79

Parte do solo da bacia amazônica é naturalmente pobre em nutrientes e, consequentemente, pouco apropriada para a agricultura comercial. Por outro lado, em certas porções desse território, são encontradas extensões de terra rica em carvão e nutrientes (sob a forma de compostos de fósforo e cálcio), os quais não resultaram da decomposição microbiana da vegetação. Esse tipo de solo é popularmente chamado de “terra preta”. Dentre as hipóteses a seguir, formuladas para explicar a ocorrência da “terra preta”, a mais plausível seria a da

a) decomposição gradativa de restos de peixes e caça e deposição da fuligem gerada pela queima de madeira, empregada no cozimento de alimentos.
b) decomposição microbiana de afloramentos de petróleo, seguida pela combustão completa dos produtos dessa decomposição.
c) reação dos carbonatos e fosfatos, existentes na vegetação morta, com chuvas que apresentam pH menor do que 4 (chuva ácida).
d) oxidação, durante a respiração noturna, do carbono contido nos vegetais da floresta amazônica.
e) decomposição térmica de calcário, produzindo óxido de cálcio e carvão.

Solução:

A opção mais plausível neste caso é a decomposição de peixes e caça e a deposição de fuligem, pois a terra preta é encontrada associada a vestígios de comunidades indígenas, como presença de cerâmicas quebradas. Além do mias, nenhuma outra reação apresentada nas outras alternativas resulta em carvão, mas sim em gás carbônico.
Resposta: letra A.

Tags: ,

Você pode se interessar também por…

Menu