1ª Fase - UnicampÓtica
0

UNICAMP 2022: 1ª Fase – Q.64

Uma imagem capturada recentemente pela sonda Perseverance na superfície de Marte mostrou o que parece ser um arco-íris no céu daquele planeta. Na Terra, um arco-íris surge como resultado da decomposição da luz branca do Sol por refração nas gotículas quase esféricas de água, suspensas na atmosfera. Em Marte, contudo, não há chuva. Portanto, a origem do arco-íris ainda é controversa. Em relação ao fenômeno de formação do arco-íris na Terra, quando a luz solar incide em uma gotícula de água, é correto afirmar que




a) o índice de refração da água para as diferentes cores da luz branca é menor do que o do ar; assim, no interior das gotículas, os raios de luz das diferentes cores se aproximam mais da reta normal à interface entre os meios de refração, quanto maior for o índice de refração corresponde àquela cor, na água.
b) o índice de refração da água para as diferentes cores da luz branca é menor do que o do ar; assim, os raios de luz das diferentes cores, no interior das gotículas, se afastam mais da reta normal à interface entre os meios de refração, quanto maior for o índice de refração corresponde àquela cor, na água.
c) o índice de refração da água para as  diferentes  cores da luz  branca é  maior  do que o do ar;  assim,  os  raios de  luz  das  diferentes  cores,  no  interior  das  gotículas, se  aproximam  mais  da  reta  normal  à  interface  entre  os meios  de  refração,  quanto  maior  for  o  índice  de refração  corresponde  àquela  cor,  na  água.
d) o índice de refração da água para as  diferentes  cores da luz  branca é  maior  do que o do ar;  assim,  os  raios de  luz  das  diferentes  cores,  no  interior  das  gotículas, se  afastam  mais  da  reta  normal  à  interface  entre  os meios  de  refração,  quanto  maior  for  o  índice de refração  corresponde  àquela  cor,  na  água.

Confira outras questões dessa prova
Confira nossa Lista de Exercícios Resolvidos de Lei de Snell e Dióptro Plano



Solução:

Física e Matemática: UNICAMP 2022 (Parte 1)
Tags: , , ,

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu