2ª Fase - UnicampPressão
0

UNICAMP 2022: 2ª Fase – Q. 14

Na ilustração da figura, uma bomba eleva óleo até um reservatório. Um pressostato instalado ao lado da bomba tem a função de ligá-la e de desligá-la conforme varia a altura h do nível do óleo.

a) A bomba é desligada quando a pressão manométrica no pressostato atinge o valor $$p_{m} = 3,2\times 10^{5}\, Pa$$. Lembrando que a pressão manométrica é dada por $$p_{m} = p – p_{0}$$ sendo p a pressão absoluta e $$p_{0}$$ a pressão atmosférica, e sabendo que a densidade do óleo em questão é $$rho_{\acute{o} leo} = 8,0\times 10^{2}\, kg/m^{3}$$, qual é o valor de h para que o pressostato desligue a bomba?




b) Um elevador hidráulico faz uso da força exercida por um fluido, normalmente um óleo ou o ar. Num elevador residencial a vácuo, a força aplicada sobre a cabine verticalmente para cima é proveniente da diferença de pressão do ar na base e no teto da referida cabine. A parte inferior da base fica em contato com a atmosfera ambiente, portanto, na pressão atmosférica $$p_{0} = 100\, kPa$$. Já na parte superior do teto, que é fechada hermeticamente, retira-se ar com uma bomba de vácuo, reduzindo-se a pressão. Qual deve ser a pressão $$p_{sup}$$ na parte superior de uma cabine cilíndrica de massa m = 300 kg para que ela suba em movimento retilíneo uniforme? As áreas da base e do teto são idênticas e dadas por $$A_{base} = A_{teto} = 1,5\, m^{2}$$. Despreze qualquer força de atrito.

Confira outras questões desta prova



Solução:




Tags: , ,

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu