Listas de Exercícios
0

Exercícios de Queda Livre

Portal da Cinemática: acesse aqui!

1) (UNICAMP – 2015) Recentemente, uma equipe de astrônomos afirmou ter identificado uma estrela com dimensões comparáveis às da Terra, composta predominantemente de diamante. Por ser muito frio, o astro, possivelmente uma estrela anã branca, teria tido o carbono de sua composição cristalizado em forma de um diamante praticamente do tamanho da Terra.
Considerando que a massa e as dimensões dessa estrela são comparáveis às da Terra, espera-se que a aceleração da gravidade que atua em corpos próximos à superfície de ambos os astros seja constante e de valor não muito diferente. Suponha que um corpo abandonado, a partir do repouso, de uma altura h = 54 m da superfície da estrela, apresente um tempo de queda t = 3,0 s. Desta forma, pode-se afirmar que a aceleração da gravidade na estrela é de

a) 8,0 m/s².
b) 10 m/s².
c) 12 m/s².
d) 18 m/s².

Solução (clique aqui)

2) (UNESP – 2017/2) No período de estiagem, uma pequena pedra foi abandonada, a partir do repouso, do alto de uma ponte sobre uma represa e verificou-se que demorou 2,0 s para atingir a superfície da água. Após um período de chuvas, outra pedra idêntica foi abandonada do mesmo local, também a partir do repouso e, desta vez, a pedra demorou 1,6 s para atingir a superfície da água.




Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s² e desprezando a existência de correntes de ar e a sua resistência, é correto afirmar que, entre as duas medidas, o nível da água da represa elevou-se

(A) 5,4 m.
(B) 7,2 m.
(C) 1,2 m.
(D) 0,8 m.
(E) 4,6 m.

Solução (clique aqui)

3) Um paraquedista radical pretende atingir a velocidade do som. Para isto seu plano é saltar de um balão estacionário na alta atmosfera, equipado com roupas pressurizadas. Como nessa altitude o ar é muito rarefeito, a força de resistência do ar é desprezível. Suponha que a velocidade inicial do paraquedista em relação ao balão seja nula e que a aceleração da gravidade seja 10 m/s². A velocidade do som nessa altitude é de 300 m/s.

a) Calcule em quanto tempo ele atinge a velocidade do som.
b) Calcule a distância percorrida nesse intervalo de tempo.

Solução (clique aqui)

4) Uma partícula em queda livre em um planeta X apresenta instante $$t_{2}$$ uma velocidade de módulo 50m/s e 7,0 s depois de $$t_{2}$$, uma velocidade de módulo 120m/s. No instante $$t_{1}$$, 3,0 s antes de $$t_{2}$$, sua velocidade tinha módulo:

A) zero.
B) 10m/s
C) 20m/s
D) 30m/s
E) 40m/s

Solução (clique aqui)

5) A distância (d) que um objeto percorre em queda livre, a partir do repouso, durante um tempo (t), é expressa por d = 0,5gt². Uma pequena esfera é solta de um ponto situado a 1,80m de altura. Calcule

a) a distância que ela percorrerá, entre os instantes t = 0,2s e t = 0,3s, contados a partir do momento em que foi solta.
b) o tempo gasto para atingir o solo.

Solução (clique aqui)

Você pode se interessar também por…

Veja também
Menu