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Exercícios Resolvidos de Movimento Uniforme

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Nesta lista, encontram-se exercícios de Física, da área de Mecânica – Cinemática. Com os tópicos: deslocamento, velocidade, movimento uniforme e relacionados.

Questão

Um professor de física, verificando em sala de aula que todos os seus alunos encontram-se sentados, passou a fazer algumas afirmações para que eles refletissem e recordassem alguns conceitos sobre movimento. Das afirmações seguintes formuladas pelo professor, a única correta é:

a) Pedro (aluno da sala) está em repouso em relação aos demais colegas, mas todos nós estamos em movimento em relação a Terra.
b) Mesmo para mim (professor), que não paro de andar, seria possível achar um referencial em relação ao qual eu estivesse em repouso.
c) A velocidade dos alunos que eu consigo observar agora, sentados em seus lugares, é nula para qualquer observador humano.
d) Como não há repouso absoluto, nenhum de nós está em repouso, em relação a nenhum referencial.
e) O Sol está em repouso em relação a qualquer referencial.

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Questão

(Uniube-MG) Considere a seguinte situação: um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: uma, A, sentada no ônibus e outra, B, parada na estrada, ambas observando uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: “A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a distância que nos separa permanece constante”. B diz: “A lâmpada está se movimentando, uma vez que está se afastando de mim”.

a) A está errada e B está certa
b) A está certa e B está errada
c) ambas estão erradas
d) cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa

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Questão

(EEAR)  O avião identificado na figura voa horizontalmente da esquerda para a direita. Um indivíduo no solo observa um ponto vermelho na ponta da hélice. Marque abaixo o algarismo romano correspondente à figura que melhor representa a trajetória de tal ponto em relação ao observador externo.







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Questão

(UNICAMP 2017) Em 2016 foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história. O avião Solar Impulse 2, movido a energia solar, percorreu quase 6480 km em aproximadamente 5 dias, partindo de Nagoya no Japão até o Havaí nos Estados Unidos da América. A velocidade escalar média desenvolvida pelo avião foi de aproximadamente

a) 54 km/h.
b) 15 km/h.
c) 1296 km/h.
d) 198 km/h.

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Questão

(ESPCEX) Um automóvel percorre a metade de uma distancia D com velocidade média de 24 m/s e a outra metade com uma velocidade média de 8m/s. Nesta situação, a velocidade média do automóvel, ao percorrer toda distancia D é de:

a) 16m/s
b) 14m/s
c) 12m/s
d) 32m/s

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Questão

(UFPE) O gráfico a seguir mostra a posição de uma partícula, que se move ao longo do eixo x, em função do tempo. Calcule a velocidade média da partícula no intervalo entre t = 2 s e t = 8 s, em m/s.




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Questão

(UNICAMP) O Sr. P. K. Aretha afirmou ter sido sequestrado por extraterrestres e ter passado o fim de semana em um planeta da estrela Alfa da constelação de Centauro. Tal planeta dista 4,3 anos-luz da Terra. Com muita boa vontade, suponha que a nave dos extraterrestres tenha viajado com a velocidade da luz ($$3,0\times 10^{8}\, m/s$$), na ida e na volta. Adote 1 ano = $$3,2\times 10^{7}\, segundos$$. Responda:

a) Quantos anos teria durado a viagem de ida e de volta do Sr. Aretha?
b) Qual a distância em metros do planeta à Terra?

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Questão

(UNICAMP – 2021) Recentemente, uma equipe internacional de cientistas detectou a explosão de uma estrela conhecida como SN2016aps, que teria sido a explosão de supernova mais brilhante já registrada. A SN2016aps dista da Terra 4,0 bilhões de anos-luz, enquanto a supernova DES16C2nm, localizada a 10,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra, é a mais distante já descoberta. Considere que uma explosão das duas supernovas ocorra simultaneamente. Quando o sinal luminoso da explosão da supernova mais próxima for detectado na Terra, a radiação luminosa da supernova DES16C2nm estará a uma distância da Terra aproximadamente igual a

a) $$6,5\times 10^{9}\, km$$.
b) $$9,0\times 10^{15}\, km$$.
c) $$3,6\times 10^{16}\, km$$.
d) $$5,9\times 10^{22}\, km$$.

Dados: $$1\, ano\approx 3,0\times 10^{7}\, s$$
Velocidade da luz: $$c = 3,0\times 10^{8}\, m/s$$

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Questão

(UNICAMP 2004) Os carros em uma cidade grande desenvolvem uma velocidade média de 18 km/h, em horários de pico, enquanto que a velocidade média do metrô é de 36 km/h. O mapa ao lado representa os quarteirões de uma cidade e a linha subterrânea do metrô.




a) Qual a menor distância que um carro pode percorrer entre as duas estações?
b) Qual o tempo gasto pelo metrô ($$T_{m}$$) para ir de uma estação à outra, de acordo com o mapa?
c) Qual a razão entre os tempos gastos pelo carro ($$T_{c}$$) e pelo metrô para ir de uma estação à outra, $$T_{c}/T_{m}$$? Considere o menor trajeto para o carro.

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Questão

(FEI – 2018) Um automóvel percorre um trecho de 1 400 m em uma estrada retilínea com velocidade constante em um intervalo de tempo de 59,25 s. Qual é a velocidade média do automóvel neste trecho da estrada?

a) 23,63 km/h
b) 85,60 km/h
c) 85,06 km/h
d) 2,33 km/h
e) 82,95 km/h

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Questão

(UERJ – 2017) O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600 km do local do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados. Com base nas informações apresentadas no texto, a velocidade média de deslocamento da lama, do local onde ocorreu o rompimento da barragem até atingir o mar, em km/h, corresponde a:

a) 1,6
b) 2,1
c) 3,8
d) 4,6

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Questão

(PUC-Campinas – 2016/2) Observando-se atletas quenianos correndo provas como a maratona (42,195 km) fica-se impressionado com a forma natural como estes atletas correm distâncias enormes com velocidade incrível. Um atleta passa pelo km 10 de uma maratona às 8h15min. Às 9h51min esse atleta passa pelo km 39. Nesse trecho o atleta manteve uma velocidade média de, aproximadamente,

a) 2 m/s.
b) 5 m/s.
c) 10 km/h.
d) 12 m/s.
e) 25 km/h.

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Questão

(UNICAMP – 2015) Recentemente, uma equipe de astrônomos afirmou ter identificado uma estrela com dimensões comparáveis às da Terra, composta predominantemente de diamante. Por ser muito frio, o astro, possivelmente uma estrela anã branca, teria tido o carbono de sua composição cristalizado em forma de um diamante praticamente do tamanho da Terra. Os astrônomos estimam que a estrela estaria situada a uma distância $$d = 9,0\cdot 10^{18} m$$ da Terra. Considerando um foguete que se desloca a uma velocidade $$v = 1,5\cdot 10^{4} m/s$$, o tempo de viagem do foguete da Terra até essa estrela seria de (1 ano ≈ 3,0×107 s)

a) 2.000 anos.
b) 300.000 anos.
c) 6.000.000 anos.
d) 20.000.000 anos.

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Questão

(PUC-Campinas/2016) Em agosto deste ano realizou-se na China o campeonato mundial de atletismo, no qual um dos eventos mais aguardados era a prova de 100 m masculino, que acabou sendo vencida pelo jamaicano Usain Bolt, com o tempo de 9,79 s. O tempo do segundo colocado, o americano Justin Gatlin, foi de 9,80 s. A diferença entre os dois atletas na chegada foi de aproximadamente:

(A) 0,1 mm.
(B) 1 mm.
(C) 1 cm.
(D) 10 cm.
(E) 1 m.

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Questão

(UNESP – 2018) Juliana pratica corridas e consegue correr 5,0 km em meia hora. Seu próximo desafio é participar da corrida de São Silvestre, cujo percurso é de 15 km. Como é uma distância maior do que a que está acostumada a correr, seu instrutor orientou que diminuísse sua velocidade média habitual em 40% durante a nova prova. Se seguir a orientação de seu instrutor, Juliana completará a corrida de São Silvestre em

(A) 2h40min.
(B) 3h00min.
(C) 2h15min.
(D) 2h30min.
(E) 1h52min.

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Questão

(FATEC – 2014) Em 1895, um trem causou furor na população europeia ao fazer o trecho de aproximadamente 880 quilômetros entre Londres e Aberdeen, na Escócia, no fantástico tempo médio de 8 horas. Recentemente, o bilionário Elon Musk, também chamado de Tony Stark da vida real, surpreendeu a população mundial ao apresentar o projeto do trem Hyperloop que, se funcionar como descrito, pode revolucionar o mundo dos transportes. O Hyperloop, um trem encapsulado movido a energia solar e trilhos eletromagnéticos, possibilitará que uma viagem entre Los Angeles e San Francisco, nos Estados Unidos, cidades distantes entre si cerca de 610 quilômetros, seja feita em apenas 30 minutos. Considerando essas informações, podemos afirmar, corretamente, que a velocidade média do trem britânico equivaleria, em relação à velocidade média do Hyperloop, aproximadamente, a

(A) 9%.
(B) 15%.
(C) 50%.
(D) 74%.
(E) 121%.

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Questão

(UNICAMP 2013) Para fins de registros de recordes mundiais, nas provas de 100 metros rasos não são consideradas as marcas em competições em que houver vento favorável (mesmo sentido do corredor) com velocidade superior a 2 m/s. Sabe-se que, com vento favorável de 2 m/s, o tempo necessário para a conclusão da prova é reduzido em 0,1 s. Se um velocista realiza a prova em 10 s sem vento, qual seria sua velocidade se o vento fosse favorável com velocidade de 2 m/s?

a) 8,0 m/s.
b) 9,9 m/s.
c) 10,1 m/s.
d) 12,0 m/s.

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Questão

(UNICAMP – 2015 – adaptada) Recentemente, a sonda New Horizons tornou-se a primeira espaçonave a sobrevoar Plutão, proporcionando imagens espetaculares desse astro distante.

a) A sonda saiu da Terra em janeiro de 2006 e chegou a Plutão em julho de 2015. Considere que a sonda percorreu uma distância de 4,5 bilhões de quilômetros nesse percurso e que 1 ano é aproximadamente $$3\cdot 10^{7}\, s$$. Calcule a velocidade escalar média da sonda nesse percurso.

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Questão

(FEI – 2017/Meio do Ano) Em um dado instante, o automóvel A, com velocidade constante $$V_{A} = 30 km/h$$, passa pelo km 14 de uma estrada retilínea. No mesmo instante, o automóvel B, com velocidade constante $$V_{B} = 50 km/h$$, passa pelo km 10 da mesma estrada.
Se os dois automóveis possuem movimento progressivo, em qual km da estrada os dois se encontrarão?

a) 16
b) 22
c) 18
d) 24
e) 20

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Questão

(UNESP – 2015/Meio do Ano) João mora em São Paulo e tem um compromisso às 16 h em São José dos Campos, distante 90 km de São Paulo. Pretendendo fazer uma viagem tranquila, saiu, no dia do compromisso, de São Paulo às 14h, planejando chegar ao local pontualmente no horário marcado. Durante o trajeto, depois de ter percorrido um terço do percurso com velocidade média de 45 km/h, João recebeu uma ligação em seu celular pedindo que ele chegasse meia hora antes do horário combinado.




Para chegar ao local do compromisso no novo horário, desprezando-se o tempo parado para atender a ligação, João deverá desenvolver, no restante do percurso, uma velocidade média, em km/h, no mínimo, igual a

a) 120.
b) 60.
c) 108.
d) 72.
e) 90.

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Questão

(UNICAMP – 2014) Andar de bondinho no complexo do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro é um dos passeios aéreos urbanos mais famosos do mundo. Marca registrada da cidade, o Morro do Pão de Açúcar é constituído de um único bloco de granito, despido de vegetação em sua quase totalidade e tem mais de 600 milhões de anos. O passeio completo no complexo do Pão de Açúcar inclui um trecho de bondinho de aproximadamente 540 m, da Praia Vermelha ao Morro da Urca, uma caminhada até a segunda estação no Morro da Urca, e um segundo trecho de bondinho de cerca de 720 m, do Morro da Urca ao Pão de Açúcar. A velocidade escalar média do bondinho no primeiro trecho é $$v_{1} = 10,8\, km/h$$ e, no segundo, é $$v_{2} = 14,4\, km/h$$. Supondo que, em certo dia, o tempo gasto na caminhada no Morro da Urca somado ao tempo de espera nas estações é de 30 minutos, o tempo total do passeio completo da Praia Vermelha até o Pão de Açúcar será igual a

a) 33 min.
b) 36 min.
c) 42 min.
d) 50 min.

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Questão

 (ITA – 2001) Um avião, voando horizontalmente a 4.000 m de altura em uma trajetória retilínea com velocidade constante, passou por um ponto A e, depois, por um ponto B situado a 3.000 m do primeiro. Um observador no solo, parado no ponto verticalmente abaixo de B, começou a ouvir o som do avião emitido em A, 4,00 segundos antes de ouvir o som proveniente de B. Se a velocidade do som no ar era de 320 m/s, a velocidade do avião era:

a) 960 m/s
b) 750 m/s
c) 390 m/s
d) 421 m/s
e) 292 m/s

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Questão

Na figura a seguir, está representado um decantador utilizado em um processo de remoção de impurezas da água, como partículas de terra e de areia fina. Observa-se que, da altura onde se inicia a decantação até o fundo do decantador, há uma distância de 36 cm.




Considerem-se os seguintes dados:




Nessas condições, a diferença $$𝑡_{𝑇}−𝑡_{𝐴}$$, em segundos, corresponde a:

(A) 21,5
(B) 26,5
(C) 30,5
(D) 34,5

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Questão

(UNICAMP – 2008 – adaptada) Uma possível solução para a crise do tráfego aéreo no Brasil envolve o emprego de um sistema de trens de alta velocidade conectando grandes cidades. Há um projeto de uma ferrovia de 400km de extensão que interligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro por trens que podem atingir até 300km/h. Para ser competitiva com o transporte aéreo, estima-se que a viagem de trem entre essas duas cidades deve durar, no máximo, 1 hora e 40 minutos. Qual é a velocidade média de um trem que faz o percurso de 400km nesse tempo?

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Questão

Nas estradas brasileiras existem vários aparelhos com a finalidade de medir a velocidade dos veículos. Em uma rodovia, cuja velocidade máxima permitida é de 80 km h−1, um carro percorre a distância de 50 cm entre os dois sensores no tempo de 20 ms. De acordo com a Resolução n. 396, do Conselho Nacional de Trânsito, para vias com velocidade de até 100 km h−1, a velocidade medida pelo aparelho tem a tolerância de +7 km h−1 além da velocidade máxima permitida na via. Considere que a velocidade final registrada do carro é o valor medido descontado o valor da tolerância do aparelho. Nesse caso, qual foi a velocidade final registrada pelo aparelho?

A) 38 km h−1
B) 65 km h−1
C) 83 km h−1
D) 90 km h−1
E) 97 km h−1

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Questão

“O espaço, a fronteira final…”
(Cap. James T. Kirk – USS Enterprise, 1966)
Em 2017, a missão Voyager sagrou-se como a mais longeva missão ainda em operação. Quando foram lançadas as espaçonaves Voyager 1 e Voyager 2, respectivamente em 5 de setembro e 20 de agosto de 1977, tinham o objetivo de explorar os limites do sistema solar. A Voyager 1, uma espaçonave relativamente leve, com massa aproximada de 700 kg, foi lançada no momento em que os quatro planetas gasosos do sistema Solar estavam alinhados, fato que ocorre a cada 175 anos. Esse fato foi importante para que a missão fosse bem-sucedida, uma vez que a intenção era utilizar o campo gravitacional desses planetas para “estilingar” (impulsionar) a trajetória da viagem. Cada nave continha em seu interior um disco de 12 polegadas feito de cobre e revestido de ouro. Os discos contêm dados selecionados com o intuito de mostrar a diversidade da vida no planeta Terra. Um grupo de pesquisadores liderados pelo astrônomo Carl Sagan (1934–1996) selecionou 117 imagens, variados sons da Natureza, músicas e saudações de diferentes culturas em 54 idiomas. Em 2017, a Voyager 1 encontrava-se a aproximadamente 21 bilhões de quilômetros de distância da Terra, cerca de 140 UA (unidades astronômicas), ou seja, 140 vezes a distância média da Terra ao Sol. Em sua trajetória, contribuiu com muitas descobertas e diversos estudos, desde vulcões ativos fora da Terra até o estudo dos raios cósmicos e dos ventos solares (partículas carregadas emitidas ao espaço oriundas de explosões solares). Junto com a Voyager 2, descobriu que o campo magnético interestelar provoca uma assimetria na bolha formada pelo vento solar (a heliosfera). A NASA estima que as baterias de Plutônio, destinadas a manter um sistema de aproximadamente 300 watts em funcionamento, devam durar ainda mais 10 anos. Esse tempo será precioso para a coleta de mais dados transmitidos pelas espaçonaves, dados esses que são recebidos após 12 a 14 horas da emissão do sinal à recepção deste na Terra. Em homenagem aos 40 anos da missão, a NASA divulgou diversas informações, imagens, dados e curiosidades em sua página na internet: http://voyager.jpl.nasa.gov.

Considere que a Voyager 1 continuará a se afastar da Terra com a mesma velocidade, supostamente constante, e que não se chocará em seu caminho com nenhum corpo celeste que a destruiria. Podemos concluir, de acordo com o texto, que suas baterias de Plutônio pararão de funcionar quando a distância da espaçonave em relação à Terra for, aproximadamente, em UA, de

(A) 175.
(B) 165.
(C) 150.
(D) 143.
(E) 142.

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Questão

(UNICAMP – 2022) Uma sonda viaja a uma velocidade de módulo constante igual a $$v = 5\times 10^{5}\, km/h$$ (aproximadamente a velocidade atingida pela sonda em abril de 2021), tangenciando a superfície da Terra ao longo da Linha do Equador. Em uma hora, aproximadamente quantas voltas a sonda dá em torno da Terra?

Dado: Raio da Terra $$R_{Terra} = 6,0\times 10^{3}\, km$$

a) 83.
b) 30.
c) 14.
d) 0,5.

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Questão

(UNESP – 2022) Quando a luz de um semáforo fica verde, um veículo parado parte com aceleração escalar constante, $$a_{1}$$, e se move por uma rua retilínea até atingir uma velocidade máxima, $$V_{m\acute{a} x}$$, em um intervalo de tempo $$T_{1}$$. A partir desse instante, inicia um processo de frenagem, também com aceleração escalar constante, até parar novamente, no semáforo seguinte, em um intervalo de tempo $$T_2$$. O gráfico representa a variação da velocidade desse veículo em função do tempo, nesse movimento.




No trajeto entre os dois semáforos, a velocidade escalar média desse veículo foi de:

(A) $$2\times a_{1}\times T_{1}$$
(B) $$\frac{a_1\times (T_{1} + T_{2})}{2}$$
(C) $$2\times a_{1}\times (T_{1} + T_{2})$$
(D) $$\frac{a_{1}\times T_{1}{2}$$
(E) $$a_{1}\times T_{1}$$

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Questão

(UNESP – 2022) Durante uma aula de geometria, uma professora improvisa utilizando um pedaço de barbante como um compasso. A figura mostra um arco de circunferência traçado por ela em 3 s, movendo sua caneta com velocidade escalar constante sobre uma superfície plana e mantendo, sempre, o barbante esticado.




Sendo $$v_{A}$$ e $$v_{B}$$ as velocidades escalares dos pontos A e B do barbante, adotando π = 3 e considerando as informações da figura e do texto, o valor da diferença $$v_{A} – v_{B}$$ é

(A) 4,0 cm/s.
(B) 1,8 cm/s.
(C) 3,0 cm/s.
(D) 3,6 cm/s.
(E) 2,4 cm/s.

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Questão

(UNESP – 2014) Os dois primeiros colocados de uma prova de 100 m rasos de um campeonato de atletismo foram, respectivamente, os corredores A e B. O gráfico representa as velocidades escalares desses dois corredores em função do tempo, desde o instante da largada (t = 0) até os instantes em que eles cruzaram a linha de chegada.

Unesp2014

Analisando as informações do gráfico, é correto afirmar que, no instante em que o corredor A cruzou a linha de chegada, faltava ainda, para o corredor B completar a prova, uma distância, em metros, igual a

(A) 5.
(B) 25.
(C) 15.
(D) 20.
(E) 10.

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Questão

(COTUCA – 2022) Os atletas A e B participaram de uma competição de ciclismo cujo percurso tem uma extensão de 12 𝑘m. Observe o gráfico distância x tempo a seguir e assinale a alternativa correta.




a) O atleta A venceu a competição e desenvolveu uma velocidade média de 16 𝑘m/ℎ.
b) O atleta B venceu a competição e desenvolveu uma velocidade média de 16 𝑘m/ℎ.
c) O atleta A venceu a competição e desenvolveu uma velocidade média de 18 𝑘m/ℎ.
d) O atleta B venceu a competição e desenvolveu uma velocidade média de 18 𝑘m/ℎ.

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Questão

(UNICAMP – 2022 – adaptada) Uma nova forma de geração de energia elétrica eólica que vem sendo testada usa a vibração de uma haste vertical de carbono produzida pela força do vento. A energia da oscilação da haste é transformada em energia elétrica por meio de alternadores. Esse sistema apresenta vantagens para o meio ambiente, uma vez que não utiliza as turbinas eólicas convencionais por serem muito barulhentas e perturbarem as comunidades vizinhas e a migração de pássaros. Uma haste vertical rígida, usada num experimento de laboratório, oscila com pequena amplitude de forma que a sua extremidade superior descreve um movimento aproximadamente horizontal. A posição horizontal da extremidade, x(t), varia com o tempo t conforme o gráfico da figura A. Calcule a velocidade escalar média $$v_{em}$$ e o módulo $$v_{m}$$ da velocidade média da extremidade superior da haste durante um período completo de oscilação.




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Questão

(FUVEST – 2016) Em janeiro de 2006, a nave espacial New Horizons foi lançada da Terra com destino a Plutão, astro descoberto em 1930. Em julho de 2015, após uma jornada de aproximadamente 9,5 anos e 5 bilhões de km, a nave atinge a distância de 12,5 mil km da superfície de Plutão, a mais próxima do astro, e começa a enviar informações para a Terra, por ondas de rádio. Determine

a) a velocidade média v da nave durante a viagem;

b) o intervalo de tempo Δt que as informações enviadas pela nave, a 5 bilhões de km da Terra, na menor distância de aproximação entre a nave e Plutão, levaram para chegar em nosso planeta;

c) o ano em que Plutão completará uma volta em torno do Sol, a partir de quando foi descoberto.

Note e adote:
Velocidade da luz = $$3\cdot 10^{8}\, m/s$$
Velocidade média de Plutão = 4,7 km/s
Perímetro da órbita elíptica de Plutão = $$35,4\cdot 10^{9}\, km$$
1 ano = $$3\cdot 10^{7}\, s$$

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Questão

(UNESP – 2017) O limite máximo de velocidade para veículos leves na pista expressa da Av. das Nações Unidas, em São Paulo, foi recentemente ampliado de 70 km/h para 90 km/h. O trecho dessa avenida conhecido como Marginal Pinheiros possui extensão de 22,5 km. Comparando os limites antigo e novo de velocidades, a redução máxima de tempo que um motorista de veículo leve poderá conseguir ao percorrer toda a extensão da Marginal Pinheiros pela pista expressa, nas velocidades máximas permitidas, será de, aproximadamente,

(A) 1 minuto e 7 segundos.
(B) 4 minutos e 33 segundos.
(C) 3 minutos e 45 segundos.
(D) 3 minutos e 33 segundos.
(E) 4 minutos e 17 segundos.

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Questão

(PUCCAMP – 2022)

Homem é capaz de correr a mais de 60 km/h, diz estudo

O ser humano é capaz de correr a uma velocidade de até 64,4 km/h superando o atleta jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 m rasos, segundo estudo realizado nos Estados Unidos. O número foi estabelecido depois que cientistas calcularam a mais alta velocidade pela qual os músculos do corpo humano podem se mover biologicamente. Segundo Matthew Bundle, especialista em biomecânica da Universidade de Wyoming e um dos autores do estudo, a pesquisa mostra que o limite de velocidade na corrida humana é estabelecido pelo limite de velocidade das próprias fibras musculares. Para estabelecer o novo recorde mundial da prova dos 100 m rasos e se tornar o corredor mais veloz do mundo, o jamaicano Usain Bolt chegou a uma velocidade média de 45 km/h. O animal mais rápido da natureza é o guepardo, que chega a correr a 112 km/h.

(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese)

Usain Bolt chegou a uma velocidade média de 45 km/h na prova de 100 metros rasos. Se conseguisse aumentar sua velocidade média para 50 km/h nessa mesma prova, seu tempo diminuiria em:

(A) 0,8 s
(B) 0,6 s
(C) 1,0 s
(D) 0,9 s
(E) 1,2 s

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Questão

(PUCCAMP – 2022) Supondo que um guepardo corra com velocidade média de 108 km/h, ele completará a corrida de 100 m rasos em um intervalo de tempo, em segundos, aproximadamente igual a:

(A) 0,93
(B) 2,66
(C) 3,33
(D) 3,85
(E) 4,79

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Questão

(PUCCAMP – 2022) Num grupo de idosos foi feita uma avaliação física na qual um dos testes era percorrer, correndo e/ou andando, uma pista circular de 60 m, dando o máximo de voltas possível num intervalo de tempo pré-determinado. Um atleta da terceira idade, correndo, percorre a pista em 25 segundos e, andando, em 40 segundos. A diferença entre as velocidades médias desse atleta, correndo e andando, é, em metros por segundo, de:

(A) 3,9
(B) 2,4
(C) 1,5
(D) 1,1
(E) 0,9

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Questão

(FUVEST – 2017 – adaptada) De férias em Macapá, cidade brasileira situada na linha do equador e a 51° de longitude oeste, Maria faz um selfie em frente ao monumento do marco zero do equador. Ela envia a foto a seu namorado, que trabalha em um navio ancorado próximo à costa da Groenlândia, a 60° de latitude norte e no mesmo meridiano em que ela está. Considerando apenas os efeitos da rotação da Terra em torno de seu eixo, determine, para essa situação, a velocidade escalar $$v_{M}$$ de Maria e a velocidade escalar $$v_{n}$$ do namorado de Maria.

Note e adote:
Maria e seu namorado estão parados em relação à superfície da Terra.
As velocidades e acelerações devem ser determinadas em relação ao centro da Terra.
Considere a Terra uma esfera com raio $$6\cdot 10^{6}\, m$$.
Duração do dia ≈ 80.000 s
π ≈ 3
Ignore os efeitos da translação da Terra em torno do Sol.
sen 30° = cos 60° = 0,5
sen 60° = cos 30° ≈ 0,9

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Próximas Questões (Movimento Uniformemente Variado)

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